CLIMA DE VIAGEM

5 cachoeiras a uma hora de São Paulo

por Redação

Oferecimento

São Paulo, a selva de pedra brasileira, é onde tudo acontece. O ritmo intenso atrai brasileiros de todos os cantos do país, mas com o tempo também pode sufocar. O caos urbano exige pausas quando a natureza chama. Além das sempre bem-vindas viagens, uma boa ideia é fazer passeios para cachoeiras próximas em um bate e volta.

 

Para te ajudar, o Falando de Viagem selecionou 5 cachoeiras a aproximadamente uma hora de distância de São Paulo para você curtir. Outras cachoeiras bem conhecidas, mas que já entram na casa das duas horas de distância, são a Cachoeira do Sagui e a Cachoeira de Marsilac.

 

Parque Estadual Cantareira

O Parque da Cantareira não tem apenas uma, mas sim várias cachoeiras - além das trilhas e abundância de flora e fauna nativas. Com 7.900 hectares, o espaço é uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservada do Brasil. Naturalmente, é impossível percorrer tudo em um só passeio, por isso o recomendado é focar em um núcleo por vez. As cachoeiras mais famosas ficam no Núcleo do Engordador e no Núcleo Cabuçu. A entrada é paga.

 

Poço das Virgens

Essa cachoeira fica dentro do Sítio do Bambu, onde a entrada é gratuita. A queda é pequena, mas como o nome sugere, deságua em um poço razoavelmente amplo, praticamente uma piscina natural. Esse esquema é perfeito para famílias de todas as idades curtirem sem preocupações. Além do banho de água doce, é possível completar o passeio com um agradável piquenique na área verde do sítio.

 

Cachoeira da Fumaça + Tartaruguinha + Grampos

Acoplamos essas três cachoeiras no mesmo tópico porque elas ocupam a mesma área e são acessadas por diferentes estágios da mesma trilha. Você pode optar por conhecer apenas uma, mas muitos fazem o passeio completo. O acesso é mais "raiz", à beira da estrada. A trilha por si só já é uma atração, ela acompanha um riacho cristalino e de quebra ainda garante vistas privilegiadas das cidades próximas. As cachoeiras em si têm a queda d'água média e são deliciosas para se refrescar no pós-trilha.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL

FASES DA LUA

  • Nova
    15/11
  • Crescente
    22/11
  • Cheia
    31/10
  • Minguante
    08/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12