CLIMA DE VIAGEM

Tudo que você precisa saber sobre os costumes locais da Jordânia

por Redação

Oferecimento

A Jordânia hoje é um dos destinos mais exóticos e inspiradores do mundo. O país é por si só um monumento da história da humanidade - um verdadeiro baú de tesouros de civilizações milenares. Entretanto, não é apenas pela história e cultura que chama atenção. Quem viaja para lá se surpreende com as belezas naturais, flutuações no mar morto ou mergulhos no Mar Vermelho, passeio de camelo pelo deserto, boa música, boa comida e um povo que recebe de braços abertos e sorriso no rosto seus visitantes sendo ótimos anfitriões.

 

Por ser um país localizado no Oriente Médio, a cultura da Jordânia é bastante diferente da nossa, brasileira. Por isso, é importante que, como turista, você tome conhecimento de alguns comportamentos comuns dos cidadãos locais. Além de ser um ato básico de respeito, evita mal-entendidos, situações embaraçosas e permite que você faça uma imersão mais completa na cultura e rotina daquela sociedade.

 

Ao conhecer pessoas novas

Levante-se para cumprimentá-las e aperte suas mãos. Saiba que mulheres vestidas com véus mais conservadores podem não retribuir o gesto. Não se preocupe se um conhecido lhe der um beijo nas bochechas ao cumprimentá-lo, pois os árabes tradicionalmente se beijavam nas duas bochechas como um gesto caloroso de boas-vindas e carinho. Também esteja ciente de que os árabes costumam ficar mais próximos ao conversar do que pessoas do Ocidente.

 

 

Gastronomia

Dê uma gorjeta de aproximadamente 10% aos garçons, a menos que a taxa de serviço esteja incluída na conta total.

 

Ao estender sua xícara, é um sinal de que você gostaria de mais café, caso contrário, agite a xícara de um lado para o outro para recusar o refil.

 

Sobre bebidas alcoólicas, sinta-se livre para consumir álcool nas áreas apropriadas, pois está amplamente disponível em bares e hotéis em toda a Jordânia e também pode ser comprado em supermercados.

 

A comida é normalmente usada pelos jordanianos para expressar sua hospitalidade e generosidade. Eles são por natureza pessoas muito hospitaleiras e, muitas vezes, apresentam em poucos minutos um convite para visitar uma casa local. Não importa quão modestos sejam, os jordanianos têm orgulho em oferecer muita comida aos seus visitantes. Um 'convite jordaniano' significa que você não deve levar nada, e sim comer tudo. Este convite é seguido pela popular frase em árabe "Sahtain wa 'Afiya". Então não se sinta desconfortável se seu anfitrião insistir em "superalimentá-lo" durante uma refeição. Também aceite quando o café árabe lhe for oferecido, pois é um sinal de hospitalidade.

 

Compras

Leve muitos trocados com você, pois jordanianos geralmente não possuem troco. Lembre-se também de negociar ou pechinchar com os comerciantes locais. Principalmente em feiras e mercados mais turísticos, como na capital, Amã, os preços já são anunciados lá no alto exatamente porque espera-se que o turista negocie.

 

Locomoção

Ofereça seu assento para idosos e mulheres no transporte público. Ao pegar um táxi, é um sinal de respeito dos homens sentarem-se no banco da frente. Já para as mulheres é o contrário e o ideal é sentarem-se no banco de trás. Arredonde o pagamento da tarifa de táxi até o décimo mais próximo ao pagar o motorista e não se sinta obrigado a dar gorjeta, pois não é necessário - mas certamente é apreciado. Evite também bater a porta do táxi com força.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL

FASES DA LUA

  • Nova
    16/10
  • Crescente
    23/10
  • Cheia
    01/10
  • Minguante
    09/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12