CLIMA DE VIAGEM

Todas as informações sobre as ilhas mais paradisíacas do Caribe

por Redação

Oferecimento

 Turks and Caicos Islands é um arquipélago composto por 40 ilhas localizado no Caribe, porém território ultramarino do Reino Unido. Sem dúvidas, o mar é o grande protagonista de uma viagem para TCI, que possui um extenso território de praias deslumbrantes e é considerado um dos melhores locais do mundo para mergulho. Estamos falando também de um dos destinos mais sofisticados do Caribe, que entrou na rota turística de milionários e celebridades hollywoodianos devido as suas praias paradisíacas e exclusivas.

Você está planejando uma viagem para Turks and Caicos e está com dúvidas? Então nós vamos lhe ajudar com tudo que você precisa saber.

 

Nesse texto, você vai ler sobre:

- Informações úteis
- Como chegar?
- Quando ir?
- Quantos dias ficar?
- Qual moeda levar?
- Sobre as ilhas
- Onde se hospedar?
- O que fazer?
- Quais as melhores praias?
- Onde comer?
- O que levar na mala?
- Como é viajar para TCI com crianças?
- Dicas para planejar sua viagem para TCI
- Matérias sobre o Caribe no FDV

 

Informações úteis

- Idioma: inglês (sendo muitos locais conversam em um idioma crioulo).
- Moeda: dólar americano.
- Capital: Cockburn Town em Grand Turk - Providenciales é a cidade mais importante.
- Onde fica: colado em Bahamas e próximo a República Dominicana e Cuba.
- Fuso horário: 2 horas atrás do horário de Brasília.
- Tomada: A e B - igual aos Estados Unidos.
- População: 35 mil habitantes, sendo que desses, 25 mil vivem em Providenciales.
- Visto: brasileiros não precisam de visto (lembre-se que se você viaja via EUA é necessário o visto americano mesmo em conexão).
- Vacina febre amarela: não obrigatória.
- Mão inglesa: herança britânica.
- Turks and Caicos é famoso por ser um paraíso fiscal.

 

Como chegar?

É bem fácil chegar a Turks e Caicos, mas não existem voos diretos saindo do Brasil. A maioria dos brasileiros chegam fazendo conexão nos Estados Unidos, principalmente em Miami, que está a uma distância de pouco mais de uma hora de voo. Diversas companhias fazem a rota de alguma cidade americana para Providenciales (principal e mais turística cidade de Turks e Caicos): American Airlines, JetBlue Airways, United Airlines, Delta Air Lines, Inter Caribbean e Southwest.

Algumas distâncias de voo:
- Miami: 1h 15m;
- Atlanta: 3h;
- Toronto: 3h 50 m;
- Nova York: 3h 35m.

 

Quando ir?

Faz calor em Turks e Caicos o ano todo, com temperaturas variando entre 25 e 35 graus. A alta temporada é considerada de dezembro a abril, época em que há menor incidência de chuvas. De maio a julho, você encontrará o local mais tranquilo e as tarifas bem menores - uma boa época para quem prefere tranquilidade, menos agito e economia. O ideal é evitar apenas os meses de agosto a outubro, período em que há risco de furacões e muita chuva.

 

Quantos dias ficar?

Está com tempo e orçamento tranquilo? 7 dias. A hospedagem não é barata, mas você está indo para um destino paradisíaco e é quase impossível alguém não gostar de TCI. Com 7 dias dá tempo de conhecer e aproveitar bastante o hotel, fazer atividades e ainda fazer passeios e conhecer outras praias. Caso não tenha essa disponibilidade, em 5 dias inteiros você já consegue aproveitar bastante.

Uma dica é dividir a hospedagem entre 2 hotéis - um mais isolado e outro na Grace Bay - e aproveitar uma provável conexão em Miami para fazer uma parada na volta, seja para compras, curtir um pouco os Estados Unidos ou deixar a viagem um pouco mais curta e menos cansativa.

 

Qual moeda levar?

A moeda oficial de Turks and Caicos é o dólar americano. Os meios de pagamento aceitos em Turks e Caicos são os seguintes:
- Dólares americanos;
- Euros;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito.

Nunca é aconselhável viajar sem dinheiro nenhum, pois imprevistos podem acontecer. Sendo assim, leve sempre uma quantia em dólares americanos ou euros, que são moedas mundialmente aceitas. Caso sua viagem seja via Estados Unidos nós aconselhamos que você leve, ao menos, US$500. Na imigração eles podem lhe perguntar quanto você está levando, então é sempre bom ter uma quantidade razoável, além dos cartões de crédito.

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

 

Sobre as ilhas

Apenas 9 das 40 ilhas são habitadas sendo as mais turísticas: Providenciales, Grand Turk, South Caicos, East Caicos, West Caicos, North Caicos e Middle Caicos.

- Providenciales: também conhecida como Provo, não é a capital e nem a maior ilha, mas é por onde chegam todos os voos internacionais, é a mais desenvolvida, com maior infraestrutura e onde estão a maioria dos hotéis e resorts. Para muitos é a mais bela de todas e por isso cerca de 90% dos turistas só conhecem Provo e nem cogitam as demais. Possui praias belíssimas e algumas das mais bonitas do mundo, como é o caso da Grace Bay.

- South Caicos: caso você opte em conhecer uma segunda ilha (coisa que poucos turistas fazem) nossa dica é South Caicos, que tem uma beleza exuberante, com bem menos infraestrutura que Providenciales, mas com alguns bons hotéis e restaurantes. É um destino procurado por quem gosta de menos agito, mas ao mesmo tempo quer conforto e exclusividade. É ideal para quem quer mergulhar e desbravar habitats ainda pouco explorados.

- Grand Turk: é a capital de Turks and Caicos e uma ilha cheia de cultura e muito história por ter sido o local onde Cristóvão Colombo aportou em 1492. A ilha é excelente para mergulho e possui uma população local grande, principalmente quando comparada com as demais, mas é pouco explorada para turismo.

- Middle Caicos: é a maior ilha do arquipélago e possui um mar e praias belíssimas. Se você pensa em só curtir o mar sendo o resto apenas detalhes, essa pode ser uma boa opção para alguns dias com muito mergulho e esporte náuticos.

- North Caicos: é ilha com mais verde e por isso é apelidada como a “Ilha Jardim”. Tem muitas aves e até alguns outros animais selvagens e assim como as outras é excelente para mergulho. É pouco visitada pelos turistas.

- Salt Cay: segundo os próprios locais dizem, é a ilha que foi esquecida pelo tempo. Não tem muitos atrativos e não vale a visita.

Como se locomover entre as ilhas: para visitar South Caicos, Grand Turk e Salt Cay é preciso fazer um voo bem rápido (menos de 30 minutos) em um avião pequeno operado pela Caicos Express. Para ir para ir de Providenciales para North Caicos e Middle Caicos existe ferryboat conectando as ilhas.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL

FASES DA LUA

  • Nova
    17/09
  • Crescente
    23/09
  • Cheia
    02/09
  • Minguante
    10/09

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12