CLIMA DE VIAGEM

Quanto custa a solicitação do visto para os EUA?

por Redação

Oferecimento

Todos os brasileiros, que possuem o passaporte brasileiro, precisam solicitar um visto para entrar nos EUA. A exceção é para brasileiros que possuem dupla cidadania e têm passaporte de outro país, que não exige o visto americano. No caso de brasileiros com passaporte europeu, por exemplo, é possível apenas preencher o Electronic System for Travel Authorization (ESTA) para ser elegível.

Então, se você quer passar férias nos Estados Unidos, tem que solicitar com antecedência um visto temporário (não imigrante). O website da Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil lista todas as taxas, que são cobradas de todos os solicitantes, no mundo inteiro, com exceções limitadas, como, por exemplo, para os funcionários de governo em viagens oficiais.

Muitas empresas e despachantes oferecem o serviço, mas a nossa recomendação é que você faça a solicitação sem ajuda, pois essas pessoas podem mais atrapalhar do que ajudar. Além disto, se você não está solicitando o visto com intuito de ficar ilegalmente nos EUA, não precisa se preocupar. A imensa maioria dos brasileiros têm o visto aprovado. Quando o visto é negado, o oficial entrega uma carta com possíveis razões, e geralmente o maior motivo é a falta de vínculos com o Brasil.

Os oficiais americanos fazem entrevistas diariamente, há muitos anos, e já conhecem todas as mentiras de alguém pode contar. Nossa recomendação é falar sempre a verdade, pois neste caso você nunca irá se enrolar. Também recomendamos não comprar a passagem aérea antes de ter o visto aprovado, pois no caso de visto negado a companhia aérea não é obrigada a cancelar sem multas o seu ticket, e você terá prejuízo.

 

Qual visto solicitar e qual é o seu preço?

Você vai solicitar o visto de turismo (B2), mas também receberá o visto de negócios (B1), e não pagará nada a mais por isso. O custo do visto é de US$160 por pessoa, baseado na cotação do dólar, que pode mudar durante os dias úteis. Você pode realizar o pagamento através do seu cartão de crédito e assim o sistema irá liberar imediatamente o agendamento do dia para comparecimento. O valor é lançado em reais na sua fatura, então não há incidência de IOF.

Se você pagar a taxa errada não receberá reembolso, portanto muita atenção na hora do preenchimento. Escolha B1/B2. Vale ressaltar também que o visto de negócios não permite que você trabalhe nos EUA.

Vale destacar também que no passado havia a cobrança de mais de uma taxa, mas elas foram unificadas em 2012, então agora o valor que você paga é referente a: agendamento, solicitação do visto e envio do passaporte.

 

E o visto para conexão (C)?

Esse visto não vale a pena solicitar, pois tem o mesmo custo do visto de turista, e o procedimento é o mesmo.

 

Estou renovando o visto: quanto vou pagar?

Você pagará a mesma coisa. Não há diferenciação entre uma solicitação nova e uma solicitação de renovação. Entretanto, ao renovar o visto você geralmente é isento de entrevista, então o processo é mais rápido e menos burocrático.

 

Tem mais alguma taxa?

Oficialmente, não há. Entretanto, se você mora em uma cidade onde não há uma unidade do consulado americano, terá que arcar com os gastos de passagem aérea, hotel, transporte e alimentação. O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é um centro contratado pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento à seção consular.

 

Essas são as cidades onde há unidades do CASV

- Belo Horizonte;
- Recife;
- Brasília;
- Rio de Janeiro;
- Campinas;
- Salvador;
- Curitiba;
- Santos;
- Porto Alegre;
- São Paulo.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL

FASES DA LUA

  • Minguante
    16/03
  • Nova
    24/03
  • Crescente
    02/03
  • Cheia
    09/03

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12