por Redação
Algo que ouvimos com certa regularidade é que os franceses são mal-humorados e que muitas vezes tratariam os turistas de forma ríspida e grosseira. Estive na França em duas oportunidades. Primeiro em 2010, quando fiquei 16 dias no país, sendo 7 dias na região da Provence e 9 dias em Paris. E agora em 2019, em uma viagem de 8 dias exclusivamente na capital.
Durante todo este período nem eu, nem minha família, tivemos qualquer desconforto com os franceses, que sempre se mostraram atenciosos na forma de nos receber e atender, em situações diversas. Na verdade, chegamos a ter alguns momentos muito bacanas, principalmente no sul da França, onde eles foram muito acolhedores e simpáticos.
Acontece que sempre durante as nossas viagens adotamos algumas medidas simples, tanto de respeito à cultura como à individualidade dos franceses, o que, acredito, tenha sido decisivo para que fossemos sempre bem atendidos. Claro que não é uma receita infalível, e mesmo assim tanto eu como você podemos enfrentar alguma situação desagradável mesmo fazendo tudo certo, em qualquer lugar do mundo. Mas como veremos a seguir, são medidas simples, que poderão fazer diferença na sua experiência nesse encantador país.
Ainda que quase todos os franceses falem inglês, eles têm clara predileção por sua língua nacional. E claro, é impensável que um viajante venha a aprender francês apenas para poder se comunicar durante alguns dias de viagem. Mesmo assim, é extremamente educado aprender algumas palavras e usá-las no dia a dia, ou mesclá-las
Bonjour: Olá / Bom dia / Boa tarde.
Au revoir: Adeus.
À bientôt: Até breve.
Excusez-moi: Desculpe-me (mais formal).
Pardon: Desculpe (mais coloquial).
Oui: Sim.
Non: Não.
S’il vous plaît: Por favor.
Merci: Obrigado.
Merci beaucoup: Muito obrigado.
Très bien: Muito bem.
De rien: De nada.
Je m’appelle: Meu nome é.
Toilettes: Banheiro.
L’addition s’il vous plaît: A conta, por favor.
Une carafe d'eau: Uma garrafa de água torneira (como a “tap water”).
Algo que observei é que um Bonjour antes de iniciar a conversa já quebra algumas barreiras, deixando o interlocutor mais simpático para a interação que pode ser rapidamente mudada para inglês.
Essa dica é válida praticamente em toda a Europa e EUA, pois é costume nestes locais sentar no restaurante e já pedir tudo que irá comer. Logo ao chegar o garçom irá entregar o cardápio e quando retornar ele espera anotar o pedido das bebidas, das entradas, pratos principais e sobremesas que cada pessoa na mesa irá querer. Caso precise de mais algum tempo, peça as bebidas e solicite alguns minutos adicionais para escolher os pratos. Mas quando for pedir, diga tudo de uma vez. E é recomendado fazer as escolhas em tempo razoável, pois os garçons realmente não tem muita paciência para aguardar.
Fonte: Falando de Viagem