CLIMA DE VIAGEM

5 dicas para garantir uma boa convivência em Paris

por Redação

Oferecimento

Algo que ouvimos com certa regularidade é que os franceses são mal-humorados e que muitas vezes tratariam os turistas de forma ríspida e grosseira. Estive na França em duas oportunidades. Primeiro em 2010, quando fiquei 16 dias no país, sendo 7 dias na região da Provence e 9 dias em Paris. E agora em 2019, em uma viagem de 8 dias exclusivamente na capital.

Durante todo este período nem eu, nem minha família, tivemos qualquer desconforto com os franceses, que sempre se mostraram atenciosos na forma de nos receber e atender, em situações diversas. Na verdade, chegamos a ter alguns momentos muito bacanas, principalmente no sul da França, onde eles foram muito acolhedores e simpáticos.

Acontece que sempre durante as nossas viagens adotamos algumas medidas simples, tanto de respeito à cultura como à individualidade dos franceses, o que, acredito, tenha sido decisivo para que fossemos sempre bem atendidos. Claro que não é uma receita infalível, e mesmo assim tanto eu como você podemos enfrentar alguma situação desagradável mesmo fazendo tudo certo, em qualquer lugar do mundo. Mas como veremos a seguir, são medidas simples, que poderão fazer diferença na sua experiência nesse encantador país.

 

1) Aprenda algumas palavras em francês

Ainda que quase todos os franceses falem inglês, eles têm clara predileção por sua língua nacional. E claro, é impensável que um viajante venha a aprender francês apenas para poder se comunicar durante alguns dias de viagem. Mesmo assim, é extremamente educado aprender algumas palavras e usá-las no dia a dia, ou mesclá-las

Bonjour: Olá / Bom dia / Boa tarde.
Au revoir: Adeus.
À bientôt: Até breve.
Excusez-moi: Desculpe-me (mais formal).
Pardon: Desculpe (mais coloquial).
Oui: Sim.
Non: Não.
S’il vous plaît: Por favor.
Merci: Obrigado.
Merci beaucoup: Muito obrigado.
Très bien: Muito bem.
De rien: De nada.
Je m’appelle: Meu nome é.
Toilettes: Banheiro.
L’addition s’il vous plaît: A conta, por favor.
Une carafe d'eau: Uma garrafa de água torneira (como a “tap water”).

Algo que observei é que um Bonjour antes de iniciar a conversa já quebra algumas barreiras, deixando o interlocutor mais simpático para a interação que pode ser rapidamente mudada para inglês.

 

2) Faça o pedido completo nos restaurantes

Essa dica é válida praticamente em toda a Europa e EUA, pois é costume nestes locais sentar no restaurante e já pedir tudo que irá comer. Logo ao chegar o garçom irá entregar o cardápio e quando retornar ele espera anotar o pedido das bebidas, das entradas, pratos principais e sobremesas que cada pessoa na mesa irá querer. Caso precise de mais algum tempo, peça as bebidas e solicite alguns minutos adicionais para escolher os pratos. Mas quando for pedir, diga tudo de uma vez. E é recomendado fazer as escolhas em tempo razoável, pois os garçons realmente não tem muita paciência para aguardar.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    17/01
  • Nova
    24/01
  • Crescente
    03/01
  • Cheia
    10/01

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09