CLIMA DE VIAGEM

Como arrumar a mala para viajar para Curitiba?

por Redação

Oferecimento

Ao mesmo tempo que Curitiba é conhecida por ter as quatro estações do ano bem definidas, a cidade também é famosa por ter todas as estações em um só dia. Sempre existe a possibilidade de chuva, sol, neblina, frio e calor no mesmo dia. Por isso, quem visita à cidade precisa estar prevenido, pois o clima na capital paranaense costuma ser imprevisível. Porém, o que predomina na cidade é mesmo o clima de outono/inverno.

 

A capital mais fria do Brasil costuma ter mais dias nublados ou chuvosos do que dias de sol ao longo do ano, ficando na frente de metrópoles reconhecidas internacionalmente por seus dias cinzentos, como Londres e Nova Iorque. Com a aproximação do inverno, os curitibanos circulam pela cidade mantendo a elegância em trajes quentes e confortáveis. Confira as nossas dicas de looks para arrumar a mala e não passar frio nem calor na sua próxima viagem a Curitiba!

 

O que vestir no outono de Curitiba?

 

iStock-450063907

Foto: iStock

 

O outono curitibano é a estação mais imprevisível do ano, apresentando um misto de períodos frescos e dias de veranico. A temperatura média em Curitiba varia entre 10°C e 21°C. Então, para não passar frio nem calor, uma boa dica é apostar em roupas quentinhas e não tão pesadas, assim como saia longa para as mulheres, que deixam as pernas protegidas, e camisa de manga longa ou meia manga, bem como as peças de frio.

 

Se ainda assim sentir frio, jogue um blazer ou jaqueta jeans por cima. Para os homens, calça jeans ou social, camisa polo de manga curta ou comprida, e blazer ou casaco leve. É bom colocar na mala algumas peças leves como bermuda e camiseta, e vestido, para as mulheres. Assim, os dias quentes também serão bem aproveitados. Mas lembre-se: um casaquinho ou jaqueta leve de chuva deve estar sempre à mão!

 

Para conhecer esse destino, reserve seu hotel pagando menos na AccorHotels.

 

Confortável na estação mais elegante do ano: o inverno

 

 

iStock-936914612

Foto: iStock

 

Quem caminha por Curitiba durante o inverno, principalmente entre junho e agosto, costuma ver pessoas com várias camadas de roupas e agasalhos, mas sem perder a elegância: é o conhecido efeito "Maria Cebola"! Com um dos invernos mais rigorosos do Brasil, a capital do Paraná pode surpreender até os mais preparados. Cardigans, calças e coletes de lã, casacos longos abaixo do joelho e botas de cano alto são altamente recomendáveis em ambientes abertos.

 

Para as mulheres, um lenço ou echarpe pode fazer toda a diferença ao look do dia. Já para os homens, a sugestão é acrescentar acessórios como gorro e cachecol, além de um sobretudo. Mas uma dica quentinha e confortável são as japonas - jaquetas de nylon bem forradas e típicas da região. Para a balada, aposte nas práticas jaquetas de couro.

 

Como escolher o look perfeito para a primavera na capital paranaense

 

iStock-618432082

Foto: iStock

 

A primavera pede cores, independentemente de onde você esteja. E em Curitiba não é diferente. Passado o inverno, os curitibanos começam a tirar do armário peças mais leves e frescas. Mas não se engane! A primavera em Curitiba também conta com períodos de temperaturas amenas, impossibilitando qualquer aventura em um look esvoaçante. Assim, blusas de lã, de fio e jaquetas devem continuar na mala. Além disso, durante a tarde e a noite, podem ocorrer algumas pancadas de chuva frequente.

 

Já as camisetas, casacos leves, calças coloridas e sapatilhas podem ser muito bem-vindas para compor looks práticos e versáteis. Entre as peças coringa para curtir a estação estão os trench coats, que dão um charme aos dias mais amenos e trazem praticidade às rápidas mudanças de temperatura em um só dia. Com um clima agradável assim, até quem está na cidade a trabalho vai se sentir confortável usando camisa e calça social.

 

Roupas leves e frescas para aproveitar o verão em Curitiba

 

iStock-506997158

Foto: iStock

 

Para o curitibano, que é acostumado com o frio, já é calor quando a temperatura ultrapassa os 20ºC. Com uma temperatura média de 21 °C, o verão em Curitiba não é 100% quente. Nos dias mais abafados, os termômetros podem chegar a 30 °C. Uma temperatura que pode ser considerada até mesmo agradável para a estação mais quente do ano. Por isso, looks de verão com bermudas, shorts, camisetas, saias e vestidos são indispensáveis.

 

Isso mesmo! Pode colocar roupas frescas e sapatos abertos, como as sandálias e rasteirinhas, na bagagem. Só não se esqueça do clássico casaquinho curitibano e, principalmente, do guarda-chuva! O verão é a estação mais chuvosa da capital paranaense. Para quem viaja a trabalho, a combinação camisa e calça social para homens e terninhos e vestidos para as mulheres precisam ter espaço reservado na mala.

 

Itens indispensáveis para usar em Curitiba, faça chuva ou faça sol

 

Como as temperaturas de Curitiba costumam ser no estilo "8 ou 80", uma boa sugestão é andar sempre com um casaco reserva, seja na mochila, na bolsa, no carro ou amarrado na cintura. Outros companheiros de quem visita à cidade são as capas e os guarda-chuvas. Afinal, pode cair garoa o dia inteiro e a cidade também costuma surpreender seus turistas com chuvas isoladas no final da tarde. Um item indispensável aos curitibanos e visitantes são os óculos escuros, usados mesmo em dias nublados para um toque especial ao visual.

 

Leia mais em AccorHotels.com

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06