CLIMA DE VIAGEM

5 lugares baratos para viajar no frio

por Maira Di Giaimo

É só o frio chegar, que os destinos tradicionais de inverno no Sudeste começam a atrair turistas de todo o país! A consequência disso é o aumento dos preços nessas cidades! Calma, não se preocupe, separamos uma lista com cinco cidades não tão tradicionais no inverno, que apresentam preços mais acessíveis! Ufa!

Entre maio e julho de 2016, um milhão e meio de pessoas subiram a serra em direção à Campos do Jordão (SP), segundo a Secretaria Municipal de Turismo. A cidade de Monte Verde (MG) também se tornou famosa quando se trata de inverno. O problema é que pela grande procura, os preços de hospedagem, atrações e até comida são muito altos nessas cidades. Um levantamento feito pelo Convention & Visitors Bureau, entidade que promove atividades para estimular o turismo em Campos do Jordão, indica que o turista gasta em média 500 reais por dia na cidade. Então, você que não quer desembolsar tanta grana, dá uma olhada nessas opções!


Aproveite para ver nossas dicas de lazer para o inverno!

 

  1. 1. Passa Quatro (MG)

A cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, fica em uma das regiões mais altas do país, portanto, o lugar é ideal para quem gosta de curtir o frio do inverno! Inúmeras paisagens cênicas, como cachoeiras e montanhas desenham a região. Você também pode apreciar os queijos mineiros e o doce de leite caseiro! Para quem gosta de história, o passeio de trem com a locomotiva Maria Fumaça vai te transportar para o século passado.

 


Aproveite para conhecer as cidades históricas de Minas Gerais! 

 

  1. 2. Cunha (SP)

A cidade de Cunha, em São Paulo, é cercada por rios, muitas árvores e até cachoeiras. As cerâmicas e as famosas plantações de lavanda se destacam. O turista que aproveita o inverno em Cunha se deparar com as belas paisagens naturais e ainda pode curtir o Festival de Inverno da cidade!

 

 

  1. 3. Santa Teresa (ES)

A cidade de Santa Teresa fica a 80 km da capital do Espírito Santo, Vitória, e também é conhecida como “beija-flor” do Espírito Santo, devido a grande quantidade dessas aves na cidade. Cercada de montanhas, paisagens exuberantes e atrações históricas, a cidade oferece o clima ideal para curtir o inverno. Para quem tiver coragem de se aventurar no montanhismo, existe o Parque Nacional do Caparaó.

 

 

Não é só no centro-sul do país que dá pra aproveitar o frio, o Nordeste também tem inverno!

 

  1. 4. Itatiaia (RJ)

Dá para passar a temporada toda conhecendo os encantos de Itatiaia, que se dividem em quatro regiões: região central, Maringá, Maromba e Penedo. Quem gosta de frio, vai poder aproveitar as baixas temperaturas da cidade. Uma das atrações principais é o Parque Nacional de Itatiaia, primeiro parque nacional do Brasil. Possui lagos, cachoeiras e montanhas.

 

 

  1. 5. Santo Antônio do Pinhal (SP)

Próximo a Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal tem um clima bem parecido, com muito verde e montanhas. As opções de lazer vão desde feirinhas de artesanato até trilhas pelas montanhas. Você pode ir conhecer o Pico do Agudo, na Serra da Mantiqueira, um dos mais altos do país. A vista é inacreditável. Além disso, opções típicas do frio e do inverno como casas de fondue e vinhos, também estão à disposição!

 



Explore também as cidades turísticas famosas do Sul do país.

FASES DA LUA

  • Minguante
    16/07
  • Nova
    23/07
  • Crescente
    30/06
  • Cheia
    09/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03