CLIMA DE VIAGEM

Passeios de trem em SP para fazer no fim de semana

por Redação

O fim de semana está se aproximando e a ideia, desta vez, é procurar um passeio diferente? Então anota aí, o passeio de trem Expresso Turístico da CPTM pode ser uma ótima opção para sair da rotina. Partindo da cidade de São Paulo, você pode escolher três destinos: Paranapiacaba, Jundiaí ou Mogi das Cruzes

 

Só de entrar no Expresso Turístico, o passeio de trem já vai valer a pena. O trem é uma locomotiva bem diferente do dia a dia, toda charmosa, restaurada, com poltronas confortáveis para você sentir de verdade como eram feitas as viagens antigas. O trajeto passa pelos primeiros trilhos de São Paulo que transportavam café...  


Então agora, é só escolher qual passeio de trem você vai fazer primeiro. Ou quem sabe, se programar para fazer os três! Aproveite essa época do ano. O outono em São Paulo reserva dias ensolarados, com temperaturas amenas e mais agradáveis, perfeitos para passeios como estes.

O que fazer em Mogi das Cruzes?

O Expresso Turístico demora cerca de uma hora e meia até Mogi das Cruzes, que faz parte do Cinturão Verde de São Paulo. Chegando lá, é hora de conhecer as plantações de caqui, o Circuito das Flores com as belíssimas orquídeas, escolher roteiros rurais ou culturais, como a famosa Festa do Akimatsuri.

 

No dia 8 de abril é comemorada a Festa do Akimatsuri, que em Japonês significa Festa do Outono, ela é a maior festa japonesa da região. E não é a toa que a celebração acontece em Mogi desde 1986, pois hoje a colônia japonesa representa 8% da população da cidade. Se você conseguir ir nesta época do ano, programe-se para a festa!


O que fazer em Paranapiacaba?

Paranapiacaba é um dos destinos mais procurados para viagens rápidas no fim de semana e você pode ir de trem! Seu principal ponto turístico é justamente a Estação Ferroviária, que tem lá uma reprodução do relógio Big Ben, erguida em 1898. A vila também é cercada por casas de arquitetura inglesa que deixam o local ainda mais com ar europeu.

Vale a pena fazer os passeios de Maria Fumaça pelo circuito cultural, os roteiros históricos e ecológicos. A região também tem trilhas bastante procuradas pelos turistas. Uma sugestão é visitar o Museu Castelinho, o Parque Nacional Municipal Nascente de Paranapiacaba e a Casa da Memória. Julho é quando acontece o Festival de Inverno e a cidade fica bem movimentada.  


O que fazer em Jundiaí?

Aqui dá para aproveitar o dia e conhecer o Circuito das Frutas visitando as fazendas produtoras de uva, caqui, morango, figo e outras. Outra boa opção para quem curte caminhadas é realizar trilhas na Serra do Japi, uma das poucas regiões restantes da Mata Atlântica.

 

O Museu Ferroviário também é um passeio muito procurado em Jundiaí e mostra a história das ferrovias do interior de São Paulo. Isso sem falar nos parques e nas feirinhas de artesanato.

 

Programe seu passeio de trem em SP  

Programe-se para acordar cedo! O Expresso Turístico sai da Estação da Luz, na região central de São Paulo às 8h30 com retorno às 16h30.

 

Dica: Você pode comprar os bilhetes de ida e volta no valor de R$45,00 no total, mas eles precisam ser adquiridos com antecedência. 

 

Anote aí: Os passeios acontecem todos os finais de semana e são alternados. O passeio de trem Luz-Jundiaí, acontece três sábados por mês; Luz-Mogi das Cruzes, sempre no segundo sábado do mês e o passeio de trem Luz-Paranapiacaba, sempre aos domingos.

 

Melhor mesmo é consultar sua agenda e saber as datas disponíveis para os próximos passeios aqui no site da CPTM.

 

De resto, boa viagem, curta o passeio e depois conte sua experiência para a gente!

FASES DA LUA

  • Minguante
    16/07
  • Nova
    23/07
  • Crescente
    30/06
  • Cheia
    09/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03