Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

10 dicas para evitar o extravio de bagagens

por Redação

Já pensou chegar ao seu destino e descobrir que todas as suas bagagens se perderam pelo caminho? Esse é o maior temor de todos os viajantes! Para evitar que isso aconteça, existem algumas dicas que podem te ajudar.

Primeiramente, é importante destacar que o extravio de malas e pertences pode acontecer com qualquer um, por diversos motivos. O mais recorrente deles é quando ocorre alguma conexão de voo, e para não atrasarem as companhias áreas podem acabar deixando alguma bagagem para trás – você embarca no próximo voo, e seus pertences não. Mas também pode acontecer por perda de etiqueta (e a mochila fica sem identificação), por furto, ou até mesmo por engano e falha no momento do check-in.

Portanto, diante de tantas possibilidades, sugiro que sigam as dicas para evitar esse problema.

Identificação da mala:
É a mais importante e o primeiro passo que se deve seguir. Use fitas coloridas e etiquetas de identificação com seus dados pessoas em mais de um lugar da mochila. Isso ajuda as companhias aéreas a localizarem o dono das bagagens

Retire todas as etiquetas de voos antigos:
Isso pode confundir os funcionários responsáveis pelo encaminhamento da bagagem. Certifique-se de que suas etiquetas estão informando o destino correto, mas lembre-se que existem procedimentos específicos para a retirada de etiquetas antigas dependendo do local.

Fotografe sua mala: Tire fotos da parte de dentro e de fora das suas bagagens. Elas podem ajudar as empresas a localizarem os pertences pedidos, ou em caso de perda total comprovam o que você levava na mochila para pedir o ressarcimento.

Não leve objetos de muito valor: É importante que os objetos de valor como eletrônicos, joias e dinheiro estejam na sua mala de mão. Ainda que as empresas efetuem o ressarcimento, não é garantido que paguem fortunas como no caso de uma joia, por exemplo.

Certifique-se no check-in: É muito comum que os problemas de extravio venham por enganos do atendente no momento do check-in. Por isso, confira se a etiqueta registra o local de destino correto, e evite fazer o check-in muito próximo da hora do voo.

Utilize cadeados: Não esqueça de proteger sua mochila com os cadeados. Atente-se na hora de colocá-la na esteira, e preste atenção enquanto ainda estiverem no aeroporto – em praça de alimentação ou banheiros, por exemplo.

 

Evite conexão entre diferentes companhias: Para evitar que você viaje e sua mala não, procure não fazer conexão entre diferentes empresas aéreas ou que não possuem acordo de compartilhamento de voo ou que não sejam da mesma aliança.

 

Inspeção no despacho: Na hora de retirar a mala da esteira, guarde o comprovante de despacho e tire uma foto antes de despachá-la.

 

Trakdot: O “Trakdot” é um aparelho que de fato tranquiliza o viajante que teme o extravio. Estamos falando de um dispositivo GPS que você coloca na mala e sincroniza o sinal com o seu celular. Portanto, basta estar com a internet e o bluetooth ligados que você pode localizar suas bagagens quando quiser.

Confira tudo:
Assim que chegar no seu destino, veja se os cadeados ou se os lacres foram violados. Se sim, abra sua mala e confira tudo para efetuar a reclamação na hora.

Caso o pior aconteça, não se desespere. Ainda no desembarque, vá direto para o “Bagage Claim”, local destinado ao auxílio destes problemas. Se passarem 30 dias e sua mala não for localizada, você terá direito ao reembolso.





PACOTES DE VIAGEM