Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

7 dicas de segurança pra não ignorar na hora de viajar

por Redação

Brasileiro não se preocupa com segurança! Apesar de vivermos num país que muitas vezes deixa a desejar neste quesito, podemos dizer que as pessoas não se preocupam com este tema. Mesmo com uma associação errada, nem sempre segurança está diretamente ligado à violência.

Durante as viagens você deve tomar alguns cuidados. Recomendamos que você não ignore pelo menos alguns ítens mais importantes. Vamos esclarecer quais são as 7 dicas de segurança em viagens que você ignora:

Manter seu cinto de segurança afivelado enquanto voa

Pouca gente presta atenção, mas deveria seguir a recomendação de manter os cintos afivelados enquanto voa. É raro, mas existem casos de turbulências repentinas, que causam ferimentos naqueles que não obedecem essa recomendação.

Podemos ressaltar que ler o folder que fica no bolsão em frente das poltronas também é importante, lá estão algumas recomendações importantes como por exemplo em caso de pousos de emergência e outras situações importantes.


Deixar seu itinerário em casa ou com alguém de confiança

É comum não querer ser encontrado durante a viagem. Há até quem deixe o celular descarregado em casa. Entretanto lembre-se sempre que imprevistos acontecem, assim se alguém souber seu paradeiro pode ajudar bastante na hora do aperto.

 

Não queremos causar pânico a respeito de acidentes, mas imagine apenas um problema pequeno enquanto você está fora. Tudo pode ser bem resolvido sem causar grandes dores de cabeça para todos se você deixar algumas informações básicas: as direções do seu hotel, telefones para encontrá-lo e detalhes de onde vai passar. Podem ser informações fundamentais em momentos de problemas.


Tirar uma cópia do seu passaporte

Com a tecnologia ficou mais fácil fazer a cópia do passaporte: basta uma simples foto e armazená-la em um local seguro, um hd externo ou na nuvem.

Perder documentos no seu dia-a-dia já é ruim, em uma viagem pode ser muito pior, portanto, todo cuidado é pouco. Mas deixamos o seguro morrer de velho por não ser usado.

Quando retirar o documento na Polícia Federal, você deve imediatamente providenciar a cópia do documento, isso vale para os demais documentos que você guarda em casa, RG, CNH, CPF, entre outros.


Não falar ao telefone em lugares públicos enquanto anda

É muito complicado fazer várias coisas ao mesmo tempo, andar e falar até parece simples, mas acredite a sua atenção vai ser reduzida em uma das duas coisas.

Em momentos em que não há tempo a perder, falar, comer ou até jogar enquanto anda parecem ações simples mas possuem riscos.


Você pode tropeçar, trombar, ser assaltado... enfim a lista é grande! A dica aqui é, atendeu o telefone ou vai trocar mensagens, pare e faça isso com concentração!
Se for jogar um game a dica é: jogue quando estiver com tempo disponível (se tiver..rsrs). Você passará as fases e alcançará seus objetivos mais rápido!


Conhecer o telefone de emergência local

Mal sabemos o telefone da polícia, bombeiro e resgate aqui no nosso “habitat” natural, imagina fora!

Chegou num lugar novo, conheça as regras, conheça os atalhos para emergências e os telefones, embaixadas e pessoas que você pode procurar. Isso serve para um país, uma cidade ou até mesmo um hotel.


Não consultar o clima antes dos passeios

É verdade, apesar de parecer brincadeira, isso pode ser considerado um problema muito grande se ignorar possíveis inversões térmicas.

Um bom exemplo é a cidade de São Paulo, apesar de ser muito difícil prever com 100% de certeza o que vai acontecer, mas conseguimos ter uma ideia meteorológica de tempestades que resultam em enchentes, chuvas de granizo que podem machucar os pedestres ou até períodos de longas secas que podem causar problemas respiratórios.


Para quem já é da cidade, está mais acostumado com os problemas cotidianos que o clima pode trazer, mas imagine que você está de passagem e não conhece todas as peculiaridades da cidade em que resolveu passar um tempinho.


Por fim, a sétima e última dica é mais importante de todas, como sempre deixamos aqui: #aproveite a viagem da maneira mais segura e confortável possível!




 

 

 

PACOTES DE VIAGEM