Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Como conhecer as 5 regiões brasileiras de carro

por Redação

Se o dinheiro apertou mas a vontade de viajar não diminuiu, nós temos uma solução.


Viajar de carro pode ser igualmente incrível quanto viajar de avião e ainda leva a vantagem de poder fazer paradas à vontade. Uma viagem com trajeto de 12 horas, por exemplo, pode se tornar uma viagem de 3 dias se você for fazendo aqueles pit stops. Para isso, é importante que você faça um bom roteiro, ande com o mapa dentro do carro e tenha suas hospedagens garantidas.


O mais importante de tudo é saber pra onde vai. Quer planejar a sua viagem de carro? Então vem pra cá que nós vamos te dar algumas dicas!


Região Norte

Da Floresta Amazônica ao Theatro da Paz, serão muitas descobertas para quem escolher este itinerário. A Região Norte, embora não seja das mais visitadas pelos próprios brasileiros, tem motivos de sobra para ser o seu próximo destino de viagem.


Parar em alguma tapiocaria é um break obrigatório para quem estiver viajando pela Região Norte. Você não vai se arrepender!

Aproveite a mistura de tradicionalidade e bucolismo do Pará e não deixe de experimentar um dos pratos típicos da região: pato no tucupi. De lá, viaje até o Mosqueiro, uma ilha com 17 quilômetros de água doce para você conhecer os animais, relaxar e se refrescar. E que tal fechar a viagem alimentando botos cor-de-rosa no Novo Airão? A área é parte da distribuição do Arquipélago de Anavilhanas, no Amazonas, e ficou conhecido como a "Terra do boto cor-de-rosa".


Região Sudeste

Na Região Sudeste encontramos a maior concentração de pessoas, bancos, indústrias e poluição. Mas pode ficar tranquilo que vai muito além disso.

Belo Horizonte é um dos pontos encantadores da região. Em sua mistura de metrópole com cidadezinha do interior, a capital de Minas Gerais tem muitas áreas verdes, uma rica programação cultural, além de, é claro, uma gastronomia de tirar suspiros.

Algumas das paradas obrigatórias em Minas são para visitar as obras de Niemeyer. São catedrais, edifícios e monumentos de tirar o fôlego.

Descendo um pouco, temos o Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos três estados você pode aproveitar tanto a parte badalada e super urbanística, quanto os jardins botânicos e as cachoeiras (sim, tem de monte!).

 

Região Nordeste

O Nordeste brasileiro é grande e cada vez te dá mais chances de viajar. Quem mais aqui sonha em relaxar nas redes penduradas em coqueiros no Ceará?

Entre tantas cidades conhecidas (com hotéis super disputados em épocas de alto verão), Maceió e Maragogi tem sido uma boa pedida. O melhor de tudo é que dá para você conhecer os dois em uma viagem só! O percurso de carro pela AL-101 dura uma hora e meia. Ok, você nem percebe que o tempo está passando com tantos cenários de sonhos que passam pelo caminho.

A dica é: não curta só dois dias. Quanto mais tempo você puder ficar, melhor! Nestas duas cidades dá para você atrelar muita diversão e descanso, o que garante que mais algumas horinhas no carro não serão vencidas pelo sono e cansaço. Vá visitando os estados do Nordeste e não se esqueça de registrar tudo!


Região Sul

Não dá para falar de uma viagem à Região Sul sem ligar à um bom vinho, fondue, churrasco e uma boa companhia. Se você está saindo da região Sudeste (de São Paulo, mais especificamente), a viagem de carro não vai levar mais do que 8 horas para chegar ao primeiro estado sulista.

Cidades charmosas como Gramado e Canela fazem parte do trajeto obrigatório em sua viagem, mas não se esqueça de atrelar Nova Petrópolis, São Leopoldo e Novo Hamburgo no itinerário. Além de uma viagem romântica, você ainda vai conhecer muitas festas típicas, feiras coloniais, casas em estilo europeu e restaurantes pra lá de inesquecíveis.

Entre tantas zonas urbanas, vale uma atividade de ecoturismo. Chegando lá, procure por uma boa companhia que irá te acompanhar no passeio. Para os corajosos, os esportes radicais precisam ser colocados nos planos!


Região Centro-Oeste

Brasília é a capital do país e, só por isso, já merece uma visita. Especialmente se você gosta de arquitetura e política, a viagem vai ficar ainda mais atrativa.

Além disso, vale lembrar que Brasília é uma cidade plana, o que assegura que você vai poder alugar bicicletas ou andar pela cidade de skate. A 230 quilômetros da capital, a Chapada de Veadeiros é um dos melhores destinos turísticos de Goiás. São inúmeras cachoeiras altíssimas, paisagens inexplicáveis, piscinas naturais para relaxar e trilhas de alta intensidade.

Além destes lugares, você pode aproveitar a viagem para conhecer parques aquáticos conhecidos em Goiás. Ou que tal dar um pulinho em Bonito, no Mato Grosso do Sul? Por lá você vai conhecer grutas de deixar o queixo caído e vai ter uma experiência incrível de mergulho, pode apostar!











PACOTES DE VIAGEM