Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Por dentro das incríveis florestas do mundo

por Redação

Descubra os paraísos escondidos em meio à fauna e a flora


Trilhas radicais, acampamento entre amigos, uma expedição recreativa. Se você é fã de algum destes passatempos praticados ao adentrar uma floresta, então esta não é uma lista para você. A Climatempo preparou um ranking daquelas que, dificilmente, seriam eleitas as mais convidativas para algum dos programas citados.

As cinco maiores florestas do mundo não são as maiores apenas em tamanho, mas também nos perigos que oferecem – um prato cheio apenas para expedicionários experientes e, preferencialmente, destemidos – e nas belezas naturais que podem oferecer.


Em quinto lugar está a Floresta Daintree, no nordeste de Queensland, na Austrália. São 2.600 quilômetros quadrados, considerada a maior floresta tropical do país. As matas, no decorrer da tarde, começam a se fechar e, durante a noite é impossível manter o campo de visão. A densidade da floresta faz com que o clima varie. Portanto, para uma boa expedição é importante levar desde muita água para não se desidratar ao sol – que pode atingir os 32°C, mesmo com brisa – ou agasalhos para se prevenir do frio – que pode chegar aos 14ºC, potencializado pela mata fechada.


Já em quarto lugar, a Floresta do Congo, com seus 700mil quilômetros, abrange uma grande área da África Central, incluindo o norte e o centro da República Democrática do Congo, a República do Congo, o Gabão, o Guiné Equatorial, o sudeste de Camarões e a região sul da República Centro-Africana. Sua mata, além de gigantesca, é repleta de animais selvagens e caçadores, o que pode dobrar os perigos de adentrá-la. É difícil precisar seu clima, já que 70% da área vegetativa do subcontinente africano é representada pela Floresta do Congo.


Em terceiro lugar, o Parque Nacional do Kinabalu que, embora não seja o maior desta lista – com seus modestos 754km² –,é um dos primeiros e mais importantes parques nacionais da Malásia e tem uma flora rica e bastante rara. O interessante é o fato de a floresta cobrir o Monte Kinabalu, fazendo dela uma das maiores do planeta em altura.


No segundo lugar está uma floresta bastante conhecida pelos brasileiros, a Floresta Amazônica. São oito países pelos quais ela está distribuída, passando pelo Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Peru, Equador, Venezuela, Suriname e Bolívia, com 5,5 milhões de km² e destino de algumas das principais expedições pelo mundo.


Por fim, aparece o Taiga: o maior bioma terrestre, com quase um terço de todas as árvores do planeta, representando 29% de toda a cobertura florestal no mundo. Taiga está presente em países como Canadá, Groelândia, Alasca, Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. Muito embora não possa ser considerada uma floresta propriamente dita, o Taiga encerra nossa lista por possuir a quantidade mais expressiva de vegetação homogênea do planeta.

PACOTES DE VIAGEM