Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Curitiba/PR

por Redação

 

Hora de falarmos sobre a “Cidade Sorriso” ou a “Cidade Modelo” que também é conhecida como Curitiba, capital do estado do Paraná. O termo cidade modelo é utilizado por conta dos seus ousados projetos urbanísticos que sempre visam o cuidado com o meio ambiente.

 

A maior dessas inovações veio com o transporte coletivo que é inspirado no sistema de Bogotá na Colômbia. Curitiba também possui o menor índice de analfabetismo dentre as capitais brasileiras. Até mesmo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu a capital paranaense como uma das “cidades criativas” do Brasil.

 

A revista Forbes também cita Curitiba como a terceira cidade mais sagaz do mundo, na matéria levou-se em consideração o conjunto da preocupação ecológica, o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida, boa infraestrutura e o dinamismo econômico.

 

 

Uau! Com tantas qualidades internacionalmente conhecidas os turistas têm mesmo que colocar Curitiba em sua rota de viagens! A chuva é perene ao longo do ano em Curitiba ao analisar as médias climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

Durante os meses de inverno faz bastante frio e em algumas situações de ondas de frio muito forte, há a possibilidade de neve, como o ocorrido no ano de 2013. Por outro lado, o período de inverno também possui dias de predomínio de ar seco. Isso traz um agravante para os aeroportos, o nevoeiro. Quando há a presença de nevoeiro, os pousos e decolagens podem ser comprometidos e voos podem ser cancelados.

 

Uma visita obrigatória para o turista é o Jardim Botânico com uma grande variedade de plantas e um cartão postal da cidade. A araucária também é uma árvore característica da região, tanto que também é conhecida como “pinheiro do Paraná”. Dela também sai o pinhão, que é muito consumido durante as festas juninas.

 

A belíssima Catedral Metropolitana ou Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz também deve estar no trajeto de passeios do turista que vai visitar a capital do Paraná. Possui uma incrível arquitetura neogótica com inspiração na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. As pinturas existentes são dos artistas italianos Carlos e Anacleto Garbaccio.

 

PACOTES DE VIAGEM