Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Viaje de carro pelas estradas do litoral nordestino

por Redação

Do cultural ao natural, saiba o que aproveitar em um percurso pelo Nordeste

Uma dos principais responsáveis pela receita gerada pelo turismo no Brasil é a região Nordeste. Belezas naturais, tradicionais e modernas estão presentes por todos os estados e atraem milhares de visitantes anualmente. O mais interessante é que muitas destas atrações estão localizadas no próprio percurso, antes mesmo de se chegar ao destino final. Grande parte delas está situada em locais a céu aberto. Por isso, separe as roupas leves, o boné e o protetor solar. 

A imensa maioria dos turistas vai ao Nordeste no verão para visitar as maravilhosas praias, até por isso, o inverno pode ser um período mais tranquilo para viajar pelas estradas da Região e visitar locais badalados. Mas, fique atendo à época de chuvas e a previsão do tempo para o percusso que for escolher. Nas estradas Linha Verde (Bahia até Sergipe), Rota do Sol (sul do Rio Grande do Norte) e Maceió-Maragogi (norte de Alagoas) há várias que enchem os olhos dos apaixonados pelo litoral. Imbassaí, Búzios e Peroba são alguns dos respectivos exemplos que merecem uma parada.

Mas, geralmente, os visitantes também se atraem por outros elementos do turismo relacionado à natureza. Na Praia do Forte, litoral norte baiano, que faz parte do percurso da Linha Verde, há uma das maiores bases do Projeto Tamar, que abriga muitos representantes da fauna marinha brasileira. 



Quanto à flora, vale destacar, na Praia de Pirangi (RN), na Rota do Sol, o “Maior Cajueiro do Mundo”. A árvore, que já faz parte do Guiness Book, cobre 8500 m² e produz aproximadamente 80 mil cajus por ano.


Para aqueles mais tradicionais, passear nos centros das cidades que fazem parte do caminho é uma boa dica de viagem. Até porque muitas delas estão repletas de patrimônios históricos. Se você estiver no Maranhão, por exemplo, vale uma parada na capital São Luís, conhecida por sua identidade cultural. O Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Matriz da Sé são bons exemplos da cultura do lugar. Por lá, o clima tropical é caracterizado por temperaturas elevadas durante quase o ano inteiro.


Entretanto, há também atrações mais modernas. Muitos dos estruturados resorts cercam os percursos do litoral nordestino, como na Costa do Sauípe (litoral norte baiano) e Porto de Galinhas (litoral sul de Pernabuco). Para os viajantes que estão conhecendo Fortaleza, a passagem pelo famoso Beach Park é uma garantia de diversão.



Seja nas cidades ou mesmo pelo caminho, o que não faltam são atrações feitas para agradar todos os gostos e idades. É apenas uma questão de escolha e de preparar com calma o seu roteiro de viagem.

 

PACOTES DE VIAGEM