Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Montes Claros/MG

por Redação

 

Pensando em viajar para o norte de Minas Gerais? Então que tal escolher a cidade de Montes Claros? O município é cheio de atrativos históricos e naturais, tanto por suas reservas ecológicas quanto pelas atividades de indústria e comércio. Além dos diversos sítios arqueológicos.

 

Do ponto de vista climatológico, é uma cidade com temperaturas elevadas ao longo do ano. Durante o inverno a temperatura cai um pouco nas madrugadas por conta do céu com pouca nebulosidade, afinal o inverno é seco na região. Segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a temperatura mínima absoluta em Montes Claros já chegou aos 0,8°C. Tal situação ocorre apenas em casos especiais quando grandes massas de ar polar conseguem avançar para o norte mineiro. O verão é quente e chuvoso, uma vez que as frentes frias passam com frequência pela costa do Sudeste e podem dar origem à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Pensando nos passeios e atividades ao ar livre, não seria muito bom viajar entre os meses de dezembro e maio por conta dos grandes volumes acumulados de chuva. O restante do ano é marcado por temperaturas elevadas ao longo da tarde e tempo seco.

 

 

O artesanato é muito forte na região e é elaborado a partir de matérias primas locais que fazem jus à cultura e modo de vida dos moradores. Diversos artesãos se reúnem e promovem feiras e exposições. 

 

Gosta de arqueologia? A cidade de Montes Claros possui cerca de 164 sítios arqueológicos. O principal é Complexo Espeleológico da Lapa Grande, onde há uma formação de vulcão espeleotema, que é raro no Brasil. Espeleotema é o nome dado para todas as formações rochosas de resultado de sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos em água.

 

Diversas festas também ocorrem na cidade, como as tradicionais festas juninas, o Festival do Pequi, que ocorre em janeiro; o Carnamontes que vai de fevereiro a março; o Festival Internacional de Danças Folclóricas em maio; e para os membros do ramo, a Exposição Agropecuária em julho e a Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros (FENICS) que ocorre em agosto. A literatura também se manifesta no Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético que acontece em outubro.

 

PACOTES DE VIAGEM