Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Visite 10 museus famosos pelo Brasil

por Redação

Desvende locais que são uma combinação de arte e informação para os apaixonados por fatos históricos

Com uma riqueza cultural de dar inveja, isso sem contar sua extensão continental, o Brasil guarda histórias e segredos nos quatro cantos. Em forma de arte, som e outros elementos, os museus brasileiros são uma opção imperdível de passeio para aqueles que amam conhecer um pouco mais sobre o passado. Ficou interessado? Então, confira a lista de 10 lugares que você precisa conhecer.


Instituto Ricardo Brennand

Localizado em Recife, o espaço já recebe os visitantes de maneira imponente: está instalado em uma réplica de castelo medieval. Dentro do museu há armas e armaduras que vieram da Europa e da Ásia, além de coleções de pintura, brasileira e estrangeira, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário. Há também uma pinacoteca, com acervo do pintor holandês Frans Post. E com tanta coisa para ver nem vai dar tempo de lembrar das praias e das altas temperaturas. A cidade pernambucana tem uma média de temperatura anual de 25,8ºC.


Inhotim

O museu, localizado em Minas Gerais, é considerado o maior centro de artes ao ar livre da América Latina. Instalado na cidade de Brumadinho, que possui uma temperatura média anual de 21,3ºC, o espaço é ideal para curtir as belezas culturais e a natureza. Tanto que apresenta uma mistura de jardim botânico (com mais de quatro mil espécies) e galeria. O acervo de do museu conta com cerca de 85 artistas.


Museu Oscar Niemeyer

Também conhecido como o Museu do Olho, o MOM foi inaugurado em 2002, em Curitiba (PR). Sua arquitetura é assinada, como sugere o nome, pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Com 12 salas expositivas, o local realiza mais de 20 mostras por ano e possui um acervo próprio de duas mil peças, incluindo obras de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Localizado numa região fria, com temperatura média anual de 17,1ºC, o passeio pode ser uma ótima opção para se manter aquecido durante a viagem.

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

No coração de São Paulo, bem próxima à Estação da Luz, está o primeiro museu de artes da região. A Pinacoteca do Estado possui mais de nove mil peças em seu acerto, entre as quais o quadro “Tropical”, de Anita Malfatti e o “Mestiço”, de Cândido Portinari, obras que retratam a história do país. Com a temperatura típica paulistana, que tem média anual em torno dos 18,5ºC, conhecer os corredores desse prédio histórico pode ser uma ótima pedida para os dias encobertos e com garoa. Nos dias ensolarados, o espaço também garante ótimas fotos devido à bela arquitetura de seu prédio principal.


Museu do Futebol

Fugindo um pouco do tradicional, mas não da história, está o Museu do Futebol, também em São Paulo. Localizado dentro do estádio do Pacaembu, o espaço oferece aos seus visitantes uma viagem pelo mundo da bola, mostrando o impacto da atividade na vida das pessoas, relembrando as Copas do Mundo e os craques que transformaram esse esporte na paixão dos brasileiros.


Catavento Cultural e Educacional

Ainda em São Paulo, próximo ao Mercado Municipal, está o Catavento, focado no público infanto-juvenil. Com um ambiente interativo, está dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade) e é uma excelente opção para as famílias. A proposta do museu é a junção de informação e diversão, tratando conhecimentos científicos e culturais.

 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Mais conhecido como MASP, o museu já se tornou um ícone da Avenida Paulista e cartão postal da cidade. Oferece ao público um acervo com cerca de oito mil peças, entre as quais aparecem obras de Monet, Van Gogh, Picasso, Anita Malfatti e Cândido Portinari. Uma dica importante é que o espaço tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo, das 10h às 18h.


Museu Imperial

Conhecido também como Palácio Imperial, o espaço está localizado no Rio de Janeiro, bem no centro histórico de Petrópolis. E combina perfeitamente com o friozinho serrano – a média de temperatura na região é de 18,4ºC. Possui um acervo de peças sobre a monarquia brasileira, além de pinturas e joias imperiais, como as coroas de D. Pedro I e D. Pedro II.


Museu do Amanhã

Disputar com as belezas da Cidade Maravilhosa e com as temperaturas médias na casa dos 23,8ºC é uma tarefa bastante difícil. Mas o Museu do Amanhã chegou com vontade para participar dessa disputa. Localizado na região portuária, traz para seus visitantes o conceito de museu experimental, com uma mescla de passado e futuro, possibilitando a interação do público com a obra.


Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Localizado em Porto Alegre (RS), o museu apresenta uma exposição permanente com mais de 800 experimentos interativos. Com o objetivo de despertar o lado científico do público, o visitante tem acesso a informações e curiosidades nas áreas da arqueologia, biodiversidade, botânica, paleontologia e zoologia. A temperatura média anual é de 19, 5 °C, o que garante uma visitação tranquila ao espaço.



 







PACOTES DE VIAGEM