Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Conheça cidades que ganharam destaque em canções

por Redação

Músicas valorizam as belezas naturais e culturais de alguns estados do Brasil


Você com certeza já ouviu uma música tocando na rádio e, coincidentemente, lembrou-se de alguma localização. Certo? Pois é. Muitas canções brasileiras já foram escritas referenciando o nome de algum ponto turístico ou de alguma cidade. Essas músicas trabalham a nossa imaginação e fazem com que nos recordemos de bons momentos vividos. Ou, em outros casos, são capazes de aguçar a nossa curiosidade pelas experiências descritas e vividas pelo compositor em cada um desses locais.  


Ficou curioso? Reunimos aqui algumas das mais diferentes e famosas canções, que vão desde o clássico MPB até o axé da Bahia. 


São Paulo (SP)

Embora “Sampa”, de Caetano Veloso, seja uma das canções mais conhecidas sobre a cidade de São Paulo, o compositor Adoniran Barbosa não poderia ficar de fora dessa seleção. “Trem das Onze” é uma das obras mais conhecida do compositor e talvez o grande clássico entre as canções que homenageiam a cidade, já que tornou o Jaçanã, bairro da zona norte, conhecido por todos.  Outra canção que canta o amor à cidade é “São Paulo, São Paulo”, do Premeditando o Breque, uma divertida referência a New York, New York, mas adaptada à capital paulista.


Rio de Janeiro (RJ)

A canção “Garota de Ipanema”, considerada uma das mais conhecidas músicas de bossa nova e MPB, composta em 1962, por Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim, é uma das mais famosas que exaltam as maravilhas do Rio de Janeiro. Outro clássico que não poderia ser esquecido é “Samba do Avião”, de Tom Jobim. Na canção é possível conhecer um pouquinho mais dessa maravilhosa cidade e imaginar suas belas paisagens.


Minas Gerais (MG)

O estado que deu origem ao Clube da Esquina, um dos mais importantes movimentos da história da música brasileira, dos anos 60 (criado por Milton Nascimento e os irmãos Borges e seguido por tantos outros) tem dezenas de músicas em sua homenagem. Flávio Venturini, que se juntou ao grupo depois da formação, é autor de uma das mais belas homenagens à capital, Belo Horizonte. Outra música que até hoje é lembrada por muitos é Rua Ramalhete, de Tavito, que tornou famosa a rua homônima de BH.


Porto Alegre (RS)

A música “Porto Alegre”, da Banda Fresno, é queridinha de alguns moradores da capital do Rio Grande do Sul. A composição descreve momentos vividos pelos integrantes em sua terra natal. Muitos fãs se emocionam com a canção e o videoclipe, que desperta o desejo de visitar o local. Agora, voltando um pouco ao passado, Kleiton & Kledir cantaram uma das maiores referências da cidade. A música “Deu pra Ti” conta a história de quem está lá fora, sente saudade e deseja voltar para sua terra considerada tri legal.


Bahia (BA)

O clássico “We Are Carnaval” é uma canção de axé que louva o Estado da Bahia e, por conta de seu sucesso e de sua letra chiclete, é considerada hino do carnaval. Composta por Nizan Guanaes, um dos maiores publicitários do Brasil e do mundo, sua primeira gravação é de 1991, de Ricardo Chaves, porém só foi consagrada na versão de Netinho, em 1996. Outra relíquia do Estado é “São Salvador”, composta por Dorival Caymmi e cantada nas vozes dos mestres Caetano Veloso e Maria Bethânia. Impossível não se apaixonar por este lugar!


Mato Grosso do Sul (MS)

Uma das clássicas canções que exaltam o Mato Grosso do Sul é “Trem do Pantanal”, cantada por Almir Sater e composta por Geraldo Roca e Paulo Simões. Até hoje a canção é considerada o hino não oficial do Estado. Atualmente, a dupla sertaneja Munhoz e Mariano também gravou uma canção especial em homenagem ao Mato Grosso do Sul, terra natal dos músicos. A canção destaca bastante o clima típico da região, a cultura do povo, a gastronomia e o estilo próprio “Sul-Mato-Grossense” de ser.


Recife (PE)

Composta por Alceu Valença, em 1982, a canção “Pelas Ruas Que Andei” relembra as belezas da capital de Pernambuco, citando o nome de diversas ruas conhecidas da região. Já uma outra canção que referencia o local é “Recife, Minha Cidade”, composta e cantada por Reginaldo Rossi, conhecido como o “Rei do Brega”. A música procura homenagear a terra natal do músico, citando suas tradições regionais, como as festas típicas, as religiões e, até mesmo, o nome de outros músicos nascidos no local.


Belém (PA)

A antiga Banda Calypso, uma das maiores referências musicais do Estado do Pará, se consagrou cantando as tradições da região. Na composição “Pará Belém” é possível conhecer um pouco mais sobre o estado, a mistura de raças, estilos e ritmos, que demonstram o orgulho da dupla em cantar e expor suas origens. 










 

 

 

PACOTES DE VIAGEM