Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Conheça os incríveis lagos coloridos!

por Redação

Tons diferentes e fortes geralmente são atribuídos à presença de algas e bactérias nas águas, que formam paisagens inacreditáveis

Eles seriam comuns, se não fossem coloridos! Os lagos em tons de turquesa, verde e até mesmo rosa, estão espalhados por diversos lugares do mundo e, além de chamar muito a atenção, mexem com a curiosidade de quem os vislumbram pela primeira vez. Caso você seja um desses curiosos, descubra onde eles estão para colocá-los no seu roteiro de viagem e, quem sabe, conferir de perto essas incríveis paisagens.

Na ilha de Flores, na Indonésia, os lagos são mais que especiais. Além de coloridos, eles mudam de tom de forma imprevisível. Os três lagos ficam no topo do vulcão Kelimutu, e podem ficar azuis, verdes, pretos, vermelhos e até brancos. A mudança ocorre por conta do vapor de água e gases que saem de aberturas na crosta terrestre. Para curtir melhor a paisagem, prefira os meses entre maio e setembro, que são menos chuvosos. Escolha também a parte da manhã (logo ao nascer do sol) para evitar a neblina.


Como se não bastasse ter um, a Austrália possui vários lagos rosas. Mas, o que impressiona por seu tom chiclete em contraste com o verde da mata e o azul do oceano é o Lake Hillier, no arquipélago de Recherche. O local é bem isolado, com acesso apenas pelo ar, mas o banho é livre e uma boa opção para janeiro, o mês mais quente do ano na região, com temperatura média de 25ºC. Como de costume, cientistas atribuem sua coloração às algas e bactérias, mas ainda não há uma explicação definitiva.

Já na Nova Zelândia, é o Devils Bath (banho do diabo) é quem atiça a curiosidade dos turistas. Em tom verde fluorescente, esse lago tem temperatura de 70ºC e está em uma cidade (Rotorua) que cheira enxofre, responsável pela coloração do lago. Como o verão local não é muito quente, com média de 18ºC, em fevereiro, os turistas têm o ano inteiro para curtir as atrações geotermais que a cidade oferece.


Nos EUA, o Glory Pool, em Wyoming, tem cores que mudam gradualmente do laranja/amarelo para o verde, e do verde para o azul (mais no centro do lago). Comparado aos outros, o Glory é bem pequeno, mas é de fácil acesso. Suas cores são provocadas por algas e bactérias que aguentam até 107°C. No inverno, algumas estradas próximas ficam fechadas, portanto, a dica de viagem é ir em maio ou junho, ainda na primavera.


Um destino turístico bem próximo ao Brasil é a Laguna Colorada, na reserva Eduardo Avaroa, na Bolívia. O lago salgado e raso tem águas vermelhas e ainda conta com o charme de pequenas ilhas brancas com bórax (um tipo de sal). Como o inverno costuma atingir baixíssimas temperaturas (-9ºC), a recomendação é visitar o local em janeiro, o mês mais quente no ano.

 

 

PACOTES DE VIAGEM