Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Fuja dos golpes mais comuns aplicados em turistas

por Redação

Anote essas dicas e aproveite a viagem de maneira inteligente, garantindo a integridade de todos os seus pertences

Viajar é, definitivamente, uma das melhores coisas do mundo. Porém, é nesses momentos de relaxamento que o inesperado acontece. No Brasil e em diversas partes do mundo, os turistas são os alvos preferidos de pessoas mal intencionadas. Isso porque, com a guarda baixa, os visitantes são sempre as presas perfeitas. Por isso, antes de viajar, é importante ter consciência de como evitar alguns dos golpes mais comuns. 


Táxi

O Rio de Janeiro continua lindo. Com uma temperatura média anual de 23.2°C é impossível não escolher a cidade como um dos próximos destinos de viagem, certo? Na cidade, por exemplo, andar de táxi é uma das melhores opções para o turista, pois, dessa forma, não é preciso se preocupar com endereços e rotas. A falta de conhecimento, no entanto, ainda é explorada por muitos motoristas. Eles se aproveitam da situação para optar por caminhos mais longos e geralmente com maior concentração de veículos. Além disso, muitos não ligam o taxímetro e, ao término da corrida, cobram do turista um valor bem mais salgado.


Mimos

A cidade luz esconde perigos que poucos sabem. Em Paris, na França, o turista pode ser abordado por uma pessoa que ofereça a compra de um bracelete ou uma fitinha supostamente típica da região. Não importa se é inverno, com temperaturas mínimas que variam entre 2°C e 3°C, ou verão, com temperaturas máximas entre 22°C e 25°C, os golpistas estão sempre preparados para agir. Na situação, eles amarram o objeto no pulso do turista e, em seguida, cobram insistentemente uma quantia pela compra. Além disso, caso tenha um comparsa, esse é o momento adequado para roubarem os pertencentes do turista distraído com a situação. Esse golpe também ocorrem em em cidades como Barcelona, Roma e Cairo.

 

Estudantes de inglês

Você já pensou em viajar para a China? No país, o clima costuma ser frio com médias anuais de 12.1°C, principalmente em Pequim, capital do país. Porém, é preciso ficar atento a alguns golpes. Em países como esse, é comum um grupo de estudantes abordarem um turista com o pretexto de treinar o idioma americano com o estrangeiro que passa pela região. Na ocasião, eles propõem a vítima que saiam para tomar um café ou comer alguma coisa em um restaurante próximo. O golpe acontece quando a conta chega e, neste exato momento, o turista se dá conta de que o grupo fugiu sem pagar pelo próprio consumo.


Bolsa cortada

A terra da garoa, como São Paulo ficou conhecida no passado, tem temperaturas médias de 18.5°C. Por ser considerada uma cidade grande, muitos golpistas se aproveitam de turistas distraídos. Um dos golpes mais comuns acontece justamente no centro da capital paulistana. Por ser um dos pontos de referência da cidade, o local é muito frequentado por turistas. Na distração da vítima, é comum que golpistas cortem as bolsas destas por trás, com ajuda de canivetes e facas ou, até mesmo, esbarrem na pessoa de maneira proposital. O turista apenas se dá conta da situação quando puxa a sua mala para frente e percebe o furto de seus pertencentes. Muito cuidado!


Falso delivery

Quem nunca pensou em viajar para os Estados Unidos? Além de ser considerado um país de primeiro mundo, as temperaturas também agradam muito aos turistas. Em Washington, capital do país, a média fica em 13.3°C. Porém, na terra do Tio Sam, um grupo de golpistas costuma distribuir em hotéis cardápios de serviços de entrega de refeições que, na realidade, não existem. Ao efetuar o pedido, o turista informa, via telefone, os dados de seu cartão de crédito para que seja feito o abatimento do valor da compra. O susto e os transtornos costumam aparecer quando o mesmo recebe a fatura de seu cartão de crédito com o valor das compras realizadas pelo grupo.


O taxista fujão

Las Vegas é uma cidade muito conhecida, principalmente pelos diversos filmes que retratam parte do cenário noturno agitado do local. A temperatura média é agradável e fica em torno dos 18.8°C. Mas, atenção! Neste destino, por exemplo, é preciso ficar atento com taxistas que, após receberem o pagamento pela corrida prestada, se oferecem gentilmente para retirar do porta-malas as bagagens do cliente. É neste exato momento que supostamente o carro é “roubado” por um comparsa do golpista e as outras malas da vítima são levadas pelo ladrão.

Anotou essas dicas? Então esteja preparado para possíveis contratempos e compartilhe com quem puder a maneira correta de se livrar dos golpes comuns de cada região. Boa viagem!

PACOTES DE VIAGEM