Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Costa do Sauípe/BA

por Redação

A Costa do Sauípe na Bahia é o maior complexo de hotéis e resorts do Brasil. É um distrito do município de Mata de São João que fica no litoral norte baiano. O nome vem do Rio Sauípe que em tupi significa “No Rio dos Saguis” que é um tipo de macaco. A Costa do Sauípe pertence à Zona Turística da Costa dos Coqueiros que compreende toda a região costeira da Bahia.

 

O complexo hoteleiro da Costa do Sauípe compreende 5 hotéis e 5 pousadas, possui cerca de 176 hectares e está a uma distância de 76 km do aeroporto de Salvador. A região também já foi palco de eventos importantes como o Brasil Open de Tênis (2001- 2011), campeonato Mundial de Futebol de Areia de 2001, o Sorteio das Chaves da Copa do Mundo FIFA 2014.

 

Climatologicamente falando a região é conhecida pelas altas temperaturas ao longo do ano todo. Mesmo nos meses mais “frios” as temperaturas chegam aos 30°C, nos meses mais quentes que vão de dezembro à março facilmente são observadas temperaturas de 35°C. Um grande problema pode ser a chuva na região, pois entre os meses de maio e agosto há a presença de um fenômeno meteorológico sobre grande parte da faixa leste nordestina que traz muita chuva para a região. São as chamadas Ondas de Leste, a confluência dos ventos alísios que transportam diversas áreas de instabilidade para a faixa leste do Nordeste. Essa situação traz grandes volumes acumulados por uma chuva intermitente.

 

Além das belíssimas praias, fica a dica para o turista visitar o Parque Sauípe, uma reserva de mata atlântica de 66 hectares que mantém também resquícios de manguezal, além do mirante de 15 metros de altura.

 

 

A biodiversidade marinha permite também que o turista se aventure por mergulhos

monitorados nos quais é possível conhecer muito sobre as espécies de peixes e animais

marinhos da região. O período de mar calmo pode ser um problema para os surfistas,

mas os praticantes do stand up paddle se dão muito bem e podem conferir uma vista

incrível com a sua prancha e remo.

 

Os amantes da boa gastronomia terão um prato cheio na Costa do Sauípe. Diversos restaurantes estão disponíveis na rede hoteleira e de resorts, além dos demais restaurantes da região. Os pratos servidos vão da comida típica até a culinária japonesa, enfim tem sabor para todos os gostos.

PACOTES DE VIAGEM