Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Oiapoque/AP

por Redação

Você já deve ter ouvido a expressão do Oiapoque ao Chuí para falar sobre a extensão territorial do Brasil. Isso porque se o Chuí fica em um por pontos mais ao sul, o Oiapoque fica no extremo norte brasileiro. É um município do Estado do Amapá que possui uma extensão territorial de aproximadamente 22600 km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O povo antepassado da região eram os Waiãpi. A palavra Oiapoque tem origem no tupi-guarani, e significa “casa dos Waiãpi”. O Oiapoque faz fronteira com a Guiana Francesa, território da América Latina que pertence à França. Dessa forma, brasileiros e franceses convivem juntos na cidade, criando também uma mistura de línguas e cultura.

 

Por se situar em áreas equatoriais, no caso uma das áreas mais ao norte do Brasil, a chuva é um fator de abundância no local com volumes anuais que podem superar os 1000 mm acumulados.

 

O calor também é presente na região com médias de temperaturas máximas mensais que podem chegar aos 35°C, mas é muito comum termos temperaturas próximas dos 40°C no alto verão.

 

Dessa forma, os turistas de plantão que pensam em viajar para o Oiapoque devem estar preparados para a sensação de abafamento e também com as pancadas de chuva persistentes.

 

 

 

 

A beleza natural é um forte atrativo na região. Quem quiser conferir a fauna e a flora local, não pode deixar de visitar o Parque Nacional do Cabo Orange. O local possui um difícil acesso, o que necessita de um guia local que conheça a fundo a região para levar o turista, mas compensa pela riqueza da biodiversidade e a aventura até a chegada.

 

A cultura indígena também é forte no local podendo ser conhecido no Kuaho Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque. Neste local além de conhecer a história das tribos indígenas locais, o turista também tem a oportunidade de conversar com os funcionários que também são índios e aprender muito mais sobre o dia a dia da cultura indígena.

PACOTES DE VIAGEM