Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

O que fazer em Ilha de Marajó - PA

por Redação

A ilha está localizada no Estado do Pará e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui uma extensão territorial de aproximadamente 40100 km², é a maior ilha do Brasil e também a maior fluviomarítima do mundo, por ser banhada pelo Oceano Atlântico, rio Amazonas e Tocantins.

 

Uma outra característica são os montes artificiais, que são conhecidos como tesos. Foram construídos antes da chegada de Colombo às Américas pelos índios locais. O nome dado pelos indígenas à ilha foi Marinatambal, e durante os tempos coloniais era conhecida como Ilha Grande de Joannes, que futuramente deu nome a uma das praias da ilha. Sua vegetação é composta por campos, matas, mangues e igarapés, o que forma um cenário perfeito para aqueles que pretendem se aventurar por um pedaço da selva amazônica. As balsas saem de Belém, capital do Pará, para Soure que é uma espécie de capital da ilha. Nesta região é onde se encontram as melhores praias: a praia do Pesqueiro, da Barra Velha e Joanes.

 

A Ilha dos Marajós também traz experiências inusitadas, como a de montar em um búfalo para um passeio. A região é conhecida por ter o maior rebanho de búfalos do Brasil, estima-se mais de 600 mil cabeças.

 

Graças às essas belezas naturais não admira a Ilha de Marajó ser eternizada na música “Vamos Fugir” do cantor e compositor Gilberto Gil no trecho: “[…] Pra onde eu só veja você, você veja a mim só. Marajó, Marajó […]”.

 

 

É o habitat de uma grande variedade de peixes e pássaros, oferece diversas atividades ligadas à natureza realizada em fazendas. Dentre as quais a observação de guarás, uma ave típica de penas vermelhas.

 

É uma região de clima tropical, esta forma faz muito calor e a chuva é abundante ao longo do ano. Há um período um pouco mais seco bem definido durante os meses de junho a novembro, nos quais o volume médio de chuva é de aproximadamente 250mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Ao longo dos demais meses, os volumes acumulados médios de chuva podem chegar aos 400mm. A média das temperaturas máximas e mínimas também são elevadas, não é fora do comum observar mínimas na faixa dos 26°C e máximas na casa dos 36°C.

PACOTES DE VIAGEM