Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Embarque nos melhores roteiros de trem pela Europa

por Redação

Passeios reservam cenários incríveis e  roteiros repletos de belezas naturais


Se o seu destino das próximas férias é continente europeu, os passeios de trens devem, quase que obrigatoriamente, ser incluídos no roteiro de viagem. E para não perder as belas paisagens, saiba quais são as rotas de trens mais indicadas, tanto pela beleza do lado de fora, quanto pelo conforto do lado de dentro.

Para começar com tradição, a melhor opção é o Glacier Express. O trem panorâmico suíço, que vai de Zermatt à St. Moritz, passa por 91 túneis e 291 pontes, chegando a áreas com 2.033 metros de altura. Ao todo, são oito horas de viagem, cada uma delas repleta de montanhas, rios e vilarejos. Para curtir as paisagens de inverno (que chega à -4.1°C), embarque entre dezembro e março.

 

 

Outra maneira de curtir os atrativos da Suíça é pegar o Trem do Chocolate, que sai de Montreux e vai até Broc. O passeio, que pode ser feito em um vagão vintage de 1915, permite uma visita à Gruyères, famosa pelos queijos, e também à fábrica Cailler-Nestlé, com direito à degustação de chocolates para aliviar o frio.

 

 

Mas se a ideia é fazer uma viagem para Europa central e oriental, pegue o trem Danúbio Express. A rota desse luxuoso “hotel” sobre trilhos passa pelas paisagens encantadoras da Hungria, Bulgária, Romênia e até Istambul e também por destinos turísticos como Sighisoara e o Castelo de Bran, mais conhecido como mansão do Conde Drácula.

 

 

Se a ideia é voltar um pouco no tempo, embarque no Orient-Express, que faz a rota entre Veneza e Londres. Essa viagem, com vagões originais de 1920, leva o turista para conhecer importantes cidades como Paris, Praga e Viena. Na viagem, prefira os meses de verão, de junho a agosto, quando os dias demoram mais para escurecer.

 

 

Partindo da Itália, o Bernina Express é uma grande atração. Ele vai até St. Moritz, na Suíça e, no caminho, passa por uma ponte com espiral de 360ºC, pelo encantador Lago Branco e por montanhas sempre cheias de neve. Porém, se a intenção é ir para bem longe, a viagem certa está a bordo do Siberian Express, com rota que liga dois continentes, indo de Moscou a Pequim. Os 16 dias de viagem levam o turista a conhecer destinos como Ecaterimburgo e o impressionante Lago Baikal. A dica de viagem é ir entre setembro e dezembro, quando as cores do outono se mostram na paisagem.

 

 

Existe também uma doce e fantasiosa linha, a Floresta Negra, na Alemanha, que vale ser visitada. De Offenburg à Konstanz, que não costumam registrar mais do que 25ºC no verão, o filme que se passa pelas janelas tem cenários com pinheiro, campos e aldeias. Já do lado de dentro do trem, o que encanta mesmo é o doce floresta negra, que teve sua origem nessa região.

 

 

Já na Odisseia da Transilvânia, que vai de Londres à Istambul, uma das atrações principais é o Palácio Topkapi, que marca o fim da viagem. Durante o percurso, que dura 8 dias, a paisagem inclui roteiros turísticos como Budapeste e, claro, a mítica Transilvânia. Entre abril e junho, é a primavera que domina, o que faz dessa a melhor época para aproveitar esse tour pela Europa.

 

 

 

PACOTES DE VIAGEM