Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Goiânia / GO

por Redação

A capital nacional da música sertaneja também têm diversos atrativos para quem gosta de história, cultura e natureza. Goiânia é a capital do Estado de Goiás que fica na Região Centro-Oeste do Brasil. Antes da colonização europeia, em 1735, a região era habitada principalmente pelas tribos indígenas dos macro-jê, acroás, xacriabás, xavantes, caiapós e javaés. Mesmo com a colonização, a capital de Goiás só foi transferida para Goiânia em 24 de outubro de 1933, durante a Era Vargas.

 

 

 

É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), perdendo apenas para a capital federal Brasília. Do ponto de vista climatológico é possível classificar dois períodos muito bem definidos. O período  chuvoso, que ocorre entre outubro e abril, e período seco compreendido entre os meses de maio e setembro. Ao longo do período chuvoso os volumes médios de chuva chegam a alcançar os 250mm, segundo as estatísticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Já o período seco, que ocorre principalmente no inverno do Hemisfério Sul, os volumes acumulados dificilmente passam dos 35mm.

 

Durante o inverno, o ápice das menores temperaturas mínimas fica na casa dos 20°C. No alto verão a média entre as temperaturas máximas chegam aos 32°C. No turismo destacam-se as feiras espalhadas por diversas áreas da cidade. A principal delas é a feira Hippie, que é a maior feira a céu aberto do Brasil. É realizada aos domingos a mais de 40 anos, são mais de 6 mil expositores com diversos tipos de produtos. Em 1993 foi criada a Feira da Lua que é voltada para um público com um maior poder aquisitivo, seu local também foi pensado dessa forma pois localiza-se sobre o setor oeste que é um dos mais nobres de Goiânia. É realizada aos sábados e chega a levar cerca de 10 mil pessoas.

PACOTES DE VIAGEM