Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

CUIABÁ / MT

por Redação

Se você está procurando passeios urbanos ou muita natureza, Cuiabá é o lugar certo! A capital mato grossense foi fundada no ano de 1719 por Pascoal Moreira Cabral e ficou estagnada até o início do século XX quando foram descobertas as jazidas de ouro. Este fator desencadeou um grande crescimento populacional que auge nas décadas de 70 e 80, recentemente esse crescimento diminuiu.

 

Há diversas histórias sobre a origem do nome da capital de Mato Grosso, dentre elas a referência aos índios bororos da região que também são conhecidos como “cuiabá”. Cuiabá possui um clima tropical e úmido, dessa forma o abafamento é constante durante a estação chuvosa que dura de outubro a abril. O restante do ano possui a persistência de sistemas de massas de ar seco, por este motivo que as queimadas tendem a ser constantes ao longo de grande parte dos demais meses.

 

Ao longo dos meses secos, a umidade relativa do ar tende a cair para níveis críticos de sensação de desconforto humano. Não é difícil termos valores inferiores aos 20% o que já é considerado estado de alerta e até mesmo abaixo dos 12% que é considerado estado de emergência.

 

Na estação chuvosa e quente, a passagem de frentes frias são responsáveis por dissipar o calor. E em muitos casos é capaz de trazer uma massa de ar frio forte que faz a temperatura cair e é conhecida como “invernada”.

 

É importante para quem viaja para Cuiabá que goste de calor, pois nos meses quentes a temperatura pode chegar aos 40°C, segundo a climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

O mês mais chuvoso do ano é janeiro com cerca de 215mm de média climatológica. Já os meses mais secos vão de junho à agosto com volumes médios de chuva na casa dos 14mm segundo o INMET. Este mesmo período também é o mais frio com temperaturas mínimas na casa dos 17°C.

 

A cidade possui diversos atrativos turísticos por se situar em uma área com variadas paisagens naturais. A Chapada dos Guimarães é uma ótima pedida para os adoradores na natureza assim como o Pantanal. O município é bem antigo o que faz com que o seu patrimônio histórico seja bem importante. É uma cidade basicamente colonial, mas o desenvolvimento econômico e crescimento demográfico afetaram o patrimônio arquitetônico e paisagístico do centro histórico.

 

Após 1980, foram criadas diversas ações para preservação cultural de Cuiabá. Em 1987 o centro foi tombado provisoriamente como patrimônio histórico nacional e em 1992 homologado pelo Ministério da Cultura. Dentre os diversos prédios estão as Igrejas do Rosário e São Benedito, o Palácio da Instrução que hoje habita um museu histórico e uma biblioteca, o antigo Arsenal de Guerra que hoje é um centro cultural, o mercado de peixes que se tornou o Museu do Rio Cuiabá e um sobrado onde funciona o Museu de Imagem e do sol de Cuiabá (MISC).

 

 

O carnaval de Cuiabá também se tornou famoso, principalmente pela escola de samba Imperatriz Portuária e bloco carnavalesco Banana da Terra. Além disso, a cidade foi enredo da Mangueira no desfile das escolas do Rio de Janeiro em 2013.

PACOTES DE VIAGEM