Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Chapada dos Guimarães / MT

por Redação

Para os adoradores de história, cavernas e cachoeiras a cidade de Chapada dos Guimarães em Mato Grosso é o local correto. Já foi considerado o maior município do mundo com cerca de 269 mil km2, mas após dar origem às cidades de Alta Floresta, Colíder, Nova Brasilândia,Paranatinga e etc. Atualmente sua área territorial é de aproximadamente 6 mil km2, segundo o IBGE.

 

Está em latitudes tropicais, dessa forma temos duas estações bem definidas, o inverno e o verão. O verão é a estação quente do ano, na qual há a presença de chuva e muita umidade que favorece a sensação abafamento. O período chuvoso começa em setembro, durante a primavera e vai até o mês de abril, segundo informações do INMET. O volume mensal de chuvana região fica em torno dos 200mm durante a estação chuvosa.

 

Já o inverno é marcado mais pelo tempo seco do que pelo frio propriamente dito. As

temperaturas não caem tanto ao longo do período, mas tendem a permanecer menores do que no verão. Os volumes acumulados de chuva que são muito menores nos meses que compõem a estação, onde dificilmente os 70mm são atingidos. Raramente há presença de geada.

 

O turismo arqueológico e paleontológico é forte na região, há cerca de 46 sítios arqueológicos e 2 paleontológicos. A natureza também dá show com mais de 450 cachoeiras, mais de 50 nascentes e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães onde há cerca de 32 hectares de área de proteção ambiental.

 

 

O artesanato local também é referência, com diversos locais para adquirir peças da cultura local para levar de recordação e presentear amigos e parentes no retorno de sua viagem. As praças públicas são reduto dos artesãos que expõem a sua obra.

PACOTES DE VIAGEM