Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Aventure-se na caça aos tornados nos EUA

por Redação

 

 

 

País tem roteiro de viagem exclusivo para quem quer ver o fenômeno climático bem de perto

Se ao pensar na palavra tornado a primeira coisa que vem a sua mente é destruição, esqueça. Para muitos turistas aventureiros o fenômeno é sinônimo de uma viagem inesquecível. Formados por colunas de ar em altíssima rotação, originadas de nuvens de tempestade tipo cumulonimbus, os tornados são muito frequentes nos Estados Unidos, país que criou até um segmento específico para atender aos viajantes que querem ficar bem perto desse espetáculo da natureza.

Na área conhecida como Tornado Alley, que abrange os estados de Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa, Nebraska e Missouri, além do norte do Texas e Louisiana, e o leste do Colorado, é possível encontrar um dos melhores destinos para passar por essa experiência. Na região existem diversas agências especializadas em atender os chamados storm chasers, ou caçadores de tempestade.


O período oficial de caça começa na primavera, da metade de abril ao início de julho. Porém, as chances de cruzar com um tornado são ainda maiores entre maio e junho. A alta frequência do fenômeno na região é possível pelo encontro de massas de ar frio vindas do Canadá e de ar quente vindas do golfo do México.

 

Outra dica de viagem para os caçadores é a Flórida. Localizada na costa leste dos Estados Unidos, a área também registra alta incidência de tornados por conta das constantes tempestades diárias, além da grande quantidade de tempestades tropicais e furacões. Quem quiser participar da experiência vai precisar de muita coragem e de um guia de viagem. Nas duas localidades existem dezenas de empresas especializadas que oferecem essa aventura, com pacotes de 4 a 10 dias, que incluem alojamento, transporte durante a caçada e gravação de vídeo.


Em média, é possível ficar até cerca de 250 metros de distância dos tornados. Mas é bom lembrar que mesmo com cautela e segurança, a caça apresenta riscos, como queda de raios, granizo, grandes inundações, isolamento por conta de estradas destruídas e visibilidade reduzida em decorrência de chuva, poeira ou nevoeiro.

 

PACOTES DE VIAGEM