Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Rotas para apreciar uma boa cachaça

por Redação

Diversos alambiques, de todo o Brasil, são abertos aos turistas e, para animar a

viagem... oferecem degustação!


Decidir o roteiro de viagem pode ser complicado, principalmente em um país tropical, com uma natureza riquíssima e com lugares turísticos que agradam aos mais diversos gostos. Diante da dúvida, que tal usar a cachaça como um guia de viagem para suas férias no Brasil? Nos destinos abaixo, além de conhecer novos lugares, você poderá apreciar uma boa cachaça!

Começando por Belo Horizonte, Minas Gerais, a líder na produção de cachaça de alambique e a cidade que tem o maior número de bares por habitante no Brasil, a dica é seguir o Cachaçatur – Roteiro da Cachaça Artesanal, criado para os turistas conhecerem os bares e restaurantes que oferecem essa bebida tipicamente mineira. A 42 Km da capital, vale a pena passar pelo Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, situado em Betim, e ver de perto como é fabricada a cachaça Vale Verde. Ainda no estado de Minas aproveite também para passar por Ouro Preto, que já é referência do produto, e por Salinas, que conta com mais de 80 alambiques.


No Rio Grande do Sul, o frio da região pede uma bebida quente e a cachaça atende perfeitamente. Com diversos alambiques (aparelho utilizado para a produção de bebidas, entre elas, da cachaça) espalhados pelo estado, os gaúchos atraem muitos turistas pelas estruturas criadas para a destilação e pelas variadas oportunidades de visitação. Na cidade de Ivoti, que faz parte de uma rota romântica do estado, é possível conhecer a Weber Haus, produzida por descentes alemãs desde 1948. Outra opção na região é a Cachaça Flor do Vale, em Canela, que além de guiar os visitantes por todos os processos de produção da bebida, também conta restaurantes, empório e até parque ecológico.


Com tantas opções, só não vale exagerar na dose e perder o próximo destino, o estado de São Paulo. Longe dos happy hours da cidade grande, o interior paulista sabe produzir cachaças das boas! Em Atibaia, a Fazenda Paraíso, que existe há mais de um século, é uma ótima opção para quem quer degustar bebidas artesanais e conhecer a produção delas, desde a moagem até o envelhecimento, e ainda curtir a natureza e o som dos violeiros da Fazenda. Os amantes da aguardente também vão adorar conhecer Monte Alegre do Sul, que possui uma variedade de mais de 50 alambiques, e também a pequena Santo Antônio do Pinhal, onde é possível encontrar cachaças de uva, jurupinga e outros 40 sabores.


Como o Brasil é enorme, e as cachaças são muitas, diversos estados contribuem com essa produção e aqueles que desejarem conhecer mais sobre os alambiques e suas bebidas, não podem esquecer lugares como Tracunhaém (PE), Pedra Azul (ES), Paraty (RJ), Fortaleza (CE) e Bonito (MS).

PACOTES DE VIAGEM