Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Os mais belos parques florestais do Brasil

por Redação

Entre praias, cavernas e cachoeiras, esses destinos escondem tesouros para você aproveitar suas férias no Brasil para curtir a natureza


Uma boa forma para aproveitar seu tempo livre em harmonia com a natureza é visitar e desbravar os parques estaduais brasileiros e suas numerosas atrações. Além de ser boa pedida para quase qualquer época do ano, é uma ótima escolha para o ecoturismo, com trilhas e aventuras que encantam a qualquer um.

Exemplo disso é o Parque Estadual Ilhabela, no litoral paulista. A beleza do local, formada por mata atlântica, manguezais e restinga, abriga ainda praias paradisíacas e incríveis quedas d’água. A temperatura média na região fica em torno de 27ºC no verão, com muitas chuvas, e 20ºC no inverno, com tempo mais seco. Na alta temporada, de dezembro a março, o município costuma ficar bem cheio. Por isso, uma dica de viagem é optar por aproveitar o espaço também nos demais meses do ano.


Se você quer ter uma opção fora do litoral, o Parque Estadual do Ibitipoca é um dos melhores destinos para se aventurar no Brasil. Localizado na cidade de Lima Duarte (MG), possui uma grande quantidade de grutas e piscinas naturais, área para acampar e passeios com guias. Além disso, no Pico da Lombada, com quase 1800 metros de altura, você tem uma incrível vista panorâmica dos arredores. As temperaturas também são agradáveis, ficando entre 18ºC e 20ºC na média anual. Porém, o inverno costuma ser mais rigoroso, entre 6ºC e 8ºC e tempo mais seco.


O Parque Estadual da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro, também abriga uma área preservada. A principal atração no local são as praias, que têm como ponto positivo a alta temperatura das águas, sempre na casa dos 25ºC. Há ainda uma extensa fauna, com animais raros. As temperaturas ficam entre 20 e 22ºC no inverno e, no verão, podem chegar a 36ºC, com alta pluviosidade nas estações mais quentes.

 

 

Outro destino turístico, o Parque Estadual da Pedra Azul, no Espirito Santo, é famoso por sua formação rochosa única que pode ser vista de longe. Entre as principais atrações estão as trilhas, que oferecem caminhos com cordas e são ótimas para os mais aventureiros, além das piscinas naturais. É recomendável visitar o local no verão, pois há mais água nas lagoas e a temperatura é mais quente. O inverno é frio e mais seco, com médias entre 15 ºC e 20ºC.


Mas, o melhor destino para aventureiros natos, ainda é o Jalapão, no Tocantins. O parque tem desde grutas até trilhas, dunas de areia avermelhadas que chegam a 40m de altura, piscinas naturais e cachoeiras. O local tem temperatura média de 30ºC e uma estação seca entre maio e setembro, melhor época para visitação.







 

PACOTES DE VIAGEM