Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Veja onde praticar Stand up

por Redação

Com águas tranquilas, elas são uma excelente opção para os iniciantes

Remar sobre pranchas virou um esporte da moda e conquistou espaços que, antes, costumavam se restringir ao uso de jet-skis ou apenas ao banho dos visitantes. Em vez de praias, rios e lagos, agora, muitos praticantes de stand up paddle (SUP) têm escolhido represas como alternativa para treinar. E foi graças às elas que a atividade tornou-se possível em lugares que não possuem praia, como o estado de Minas Gerais.



Na região, a dica de viagem é Uberlândia, com a barragem Capim Branco II, cuja paisagem é incrementada pela enorme “Ponte do A”. Além dela, a represa de Miranda e Capim Branco I (conhecida por Pau Furado) também são ótimas indicações, pois oferecem águas tão limpas que é possível até ver os peixes. Como não costuma chover muito na região, o clima não é uma preocupação para os “supistas”, que devem se atentar à autorização necessária para remar em algumas áreas específicas.


Em São Paulo, um dos melhores destinos é a barragem de Guarapiranga, na zona Sul da capital. Bem conhecida, a represa já conta com muitos clubes que oferecem diversos serviços para quem está começando, como aulas, aluguel de pranchas e até guarda-volumes. Ao longo do ano, as temperaturas médias no local ficam entre 17ºC e 23ºC, mas, devido aos ventos, a dica para os iniciantes é chegar antes do meio dia. Outras indicações são as represas Paiva e Castro, Jurumirim e até a Billings, onde o esporte é praticado em áreas não poluídas.


Um pouco mais ao sul do Brasil, no Paraná, a recomendação para o roteiro de viagem é remar nas águas da represa Capivari, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Mas é preciso ficar atendo ao clima, pois os termômetros costumam marcar, em média, 13ºC durante o inverno, tornando a atividade um pouco menos prazerosa. Outra boa opção no estado é a represa de Passaúba, interligada ao parque (de mesmo nome), que é perfeito para relaxar e curtir as férias no Brasil.




PACOTES DE VIAGEM