Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Roteiros de viagem para os amantes de cerveja

por Redação

Com grande diversidade, natureza riquíssima e muitas belezas tropicais, o nosso país é um destino perfeito para muitos turistas. Mas, se decidir o roteiro de viagem estiver muito complicado, que tal planejar suas férias no Brasil usando a cerveja como atração principal?

A bebida é uma das mais consumidas pelos brasileiros e só aqui são produzidos cerca de 14 bilhões de litros.



Pela tradição, Blumenau, em Santa Catarina, é parada obrigatória de qualquer roteiro sobre a bebida. Além de sediar a Oktoberfest, é na cidade que está situada a fábrica da Eisenbahn, uma das mais famosas marcas nacionais. No local, os visitantes podem conhecer o espaço em um tour que dura aproximadamente 40 minutos. Quem quiser se aprofundar um pouco mais sobre a história da cevada e sua derivada, deve visitar o Museu da Cerveja, onde os visitantes podem ver antigos equipamentos, imagens e outros apetrechos relacionados à fabricação do líquido.


Também na Região Sul, o município de Curitiba, no Paraná, se destaca no quesito de inovação na produção da bebida, com diversas opções de turismo cervejeiro. Os visitantes podem fazer um passeio de trem, que sai de Curitiba e vai até Morretes, o chamado “Beer Train”. O tour acontece quatro vezes ao ano e é regado a muita cerveja artesanal. Outra boa dica de viagem é que alguns produtores da região oferecem cursos de degustação, aos fins de semana.


Já na região Sudeste, os fãs da bebida devem visitar Minas Gerais, o estado é o segundo maior produtor de cervejas especiais do país. Só na cidade de Belo Horizonte são produzidos 55 tipos. Para os que desejam conhecer o turismo cervejeiro da cidade, uma boa opção é a visita guiada para provar a produção local, dentre elas uma especiaria feita com cana de açúcar.


Para escapar do calor paulista, uma cerveja cai bem não é mesmo? E, nesse caso, o interior do estado é uma boa opção. O município de Ribeirão Preto entrou na rota da bebida depois que uma fábrica se instalou na cidade. Atualmente, a produção artesanal é o que tem chamado à atenção dos admiradores. Na região, os visitantes podem conhecer a produção de duas marcas, uma delas conhecida por incorporar ingredientes brasileiros tradicionais às receitas da cevada, como café, rapadura e castanha do Pará.


Como a produção nacional é grande e acontece em várias cidades do país, os fãs da bebida que desejam experimentar novos sabores devem visitar também, Votorantim (SP), Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e outras cidades da região serrana do Rio de Janeiro.

PACOTES DE VIAGEM