Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

5 ilhas paradisíacas do Brasil

por Redação

Quem nunca sonhou em deixar para trás todos os problemas e fugir para uma ilha?

Aqui no Brasil isso é bem possível. Rico em belezas naturais, o país ostenta ilhas paradisíacas como Fernando de Noronha, inóspitas como o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, e até onde se encontram capitais, como Florianópolis, a Ilha de Magia de Santa Catarina. Entre os melhores destinos para curtir as férias no Brasil aparecem muitas delas. Confira algumas e escolha sua próxima parada!

 

O maior arquipélago brasileiro é a Ilha de Marajó, no Pará. Formado por 12 ilhotas somando quase 40 mil Km² de extensão, é o local perfeito para quem deseja desvendar um pedaço quase intacto da Floresta Amazônica e assistir de perto à Pororoca – grande onda criada pelo encontro das águas do Atlântico e dos rios Amazonas e Tocantins. Apesar da temperatura média da região estar ente os 27°C, há muitas chuvas. Por isso, a melhor época para conhecer a ilha é entre junho e janeiro, período em as precipitações diminuem.

 

 

Na região Nordeste aparece a segunda maior ilha paradisíaca do país, no Arquipélago de Abrolhos, no litoral sul da Bahia, com 913 quilômetros de extensão. Entre os atrativos, águas mornas e transparentes onde os visitantes podem mergulhar e observar corais, pequenos peixes coloridos, algas e tartarugas marinhas. A melhor época para conhecer Abrolhos é no verão, de dezembro a fevereiro. A temperatura média do local fica entre 24,5°C e 27ºC, por isso não esqueça o protetor solar.

 

 

Ilhabela, destino turístico muito conhecido no litoral paulista, é também uma das maiores ilhas do país. São 347 quilômetros de praias, cachoeiras e até mesmo algumas montanhas. Na cidade há opções que vão desde rapel nas cachoeiras até passeios de escuna. Com temperaturas variando entre 18°C e 27°C, o melhor período para conhecer as belezas locais é no verão. Mas prepare-se, já que a cidade costuma ficar bem cheia, principalmente em dezembro e janeiro.

 

 

Também no sudeste brasileiro, está a Ilha Grande, localizada em Angra dos Reis(RJ), com 193 quilômetros de extensão. Uma boa dica de viagem na região é a Lagoa Verde, perfeita para praticar snorkel. De novembro a fevereiro, as temperaturas giram em torno de 28ºC a 32ºC e, mesmo com as chuvas no fim da tarde, o verão é o melhor período para desbravar o local.

 

 

 

Com 52 hectares, a Ilha de Campeche, em Santa Catarina, é o quinto maior arquipélago paradisíaco do Brasil. Formado por costões e morros cobertos pela Mata Atlântica, as praias possuem uma areia fina e clara e a coloração do mar varia entre o verde e turquesa, com poucas ondas, o que agrada mergulhadores e famílias. Apesar de ser uma cidade litorânea, chove bastante na Ilha e a temperatura varia de 20°C a 24,5ºC.

 

 

PACOTES DE VIAGEM