Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

5 esportes aquáticos para aproveitar o verão

por Redação

Do tradicional surf ao pouco conhecido plana sub, saiba exatamente onde se divertir


Durante a estação mais quente do ano, a prática de esportes ao ar livre vira febre. Mas, quem não quer se restringir às atividades na areia ou nos parques, pode aderir aos esportes aquáticos, uma excelente alternativa para aproveitar o melhor do verão.


Entre as opções dentro d’água, o surf ainda é um dos mais recomendados, tanto pelos benefícios para a saúde, quanto pela quantidade das praias existentes no Brasil, o que torna o esporte mais acessível.

Para quem deseja aprender a pegar a onda, os melhores destinos são: São Sebastião (SP), Florianópolis (SC) e Itacaré (BA). Já os profissionais, devem marcar as férias do próximo verão na praia da Galheta (SC), Maresias (SP) e Cacimba do Padre (PE), cujas ondulações mais fortes acontecem entre dezembro e fevereiro.



Outra modalidade, muito parecida com a anterior é o windsurf. Mas, por conter velas nas pranchas, requer praias com bastante vento, como as encontradas no Nordeste brasileiro. Na região, as indicações são as praias de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), onde a melhor temporada para os surfistas é entre setembro e dezembro. Saindo um pouco das águas salgadas, inclua no roteiro de viagem o Lago Paranoá, em Brasília (DF), onde o verão costuma ser quente com pancadas de chuva durante a tarde.


De volta ao mar, os mais aventureiros podem praticar o pouco conhecido plana sub, uma espécie de mergulho feito com uma prancha de mão. Um local que já é referência na modalidade é Fernando de Noronha (PE), região em que os termômetros costumam marcar 27ºC ou mais, no verão. O “voo debaixo d’água” proporciona a visão de cenários deslumbrantes, mas esse esporte requer um ótimo preparo físico.


O esqui aquático costuma ser mais praticado em lagos ou em mares bem tranquilos. A grande indicação para a pratica desse esporte é o lago Naga Cable Park, em Jaguariúna (SP), e o lago Umbará, em Curitiba (PR), que já sediou até o Campeonato Brasileiro da modalidade. Em ambas as regiões o mês mais quente é janeiro, época em que também há maior volume de chuva.


Quem quiser companhia para praticar um esporte mais tranquilo pode aderir ao remo, que exige resistência, esforço, velocidade e ainda ajuda a emagrecer, pois queima cerca de 600 calorias por hora. Em São Paulo, a Raia Olímpica da USP faz sucesso entre os remadores. Os adeptos da atividade também podem treinar e contemplar a bela paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas, no verão de 40ºC de um dos mais famosos destinos turísticos do Brasil, o Rio de Janeiro.



PACOTES DE VIAGEM