Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

POÇOS DE CALDAS / MG

por Redação

Os maiores acumulados de chuva são observados entre os meses de outubro e março na região de Poços de Caldas. Durante esse período, a temperatura máxima média fica em torno dos 26°C (fonte: Inmet). A temperatura máxima média mais amena entre a primavera e o verão (quando comparada, por exemplo, à Belo Horizonte) é explicada pelo fato de que a cidade está localizada a aproximadamente 1.200 metros de altitude.

A partir de abril a chuva começam a ficar mais irregulares. Entre os meses de maio e agosto dias frios e secos são comuns na região, com temperatura mínima média mensal abaixo de 10°C (fonte: Inmet). Em setembro a temperatura entra em elevação e as pancadas de chuva à tarde voltam de forma gradual à cidade.


O que fazer:

Um dos principais destinos para casais, a cidade de Poços de Caldas tem como principal atrativo suas fontes hidrotermais de água com propriedades medicinais. Na cidade, localizada na região de um vulcão há muito tempo extinto, a água brota do solo com temperatura em torno dos 40°C com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais.

A tradição dos cristais de Murano é mantida na região, onde é possível conhecer o processo de produção das peças em três fábricas abertas à visitação. Poços de Caldas também abriga museus e espaços culturais localizados em prédios de antigos cassinos, que remetem aos tempos de jogatina e luxo do início da década de 1940.

Situada no alto da Serra da Mantiqueira, a cidade também oferece passeios por trilhas que levam a mirantes, fontes e quedas d’água. A Serra de São Domingos, ao norte da cidade, oferece condições ideias para práticas de atividades radicais, como o trekking e o voo livre.


O melhor período do ano para se conhecer Poços de Caldas é entre os meses de abril e setembro, quando as chuvas menos frequentes não atrapalham os passeios pela região.


Eventos que acontecem na cidade:
Julho Fest - Festival cultural com apresentações de música, dança e literatura e atrações infantis durante o mês de julho. Período do ano com temperaturas mais baixas, logo o visitante não pode esquecer de levar um casaco (ou vários) para poder aproveitar o melhor do festival.

Festa Uai - Um dos eventos mais tradicionais de Poços de Caldas marca o mês de agosto. Tem como objetivo resgatar a cultura caipira mineiro, com shows de música caipira regional e nacional e apresentações de grupos folclóricos. Em agosto as chuvas não são frequentes e o principal item na mala de viagem são as roupas de frio. A temperatura geralmente fica baixa nessa época do ano, principalmente durante as noites e manhãs.

A atividade industrial é atualmente responsável pela maior parte da arrecadação municipal.

PACOTES DE VIAGEM