Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Viaje pelos diferentes climas da Europa

por Redação

Com cenários dignos de filme e opções que vão da praia à neve, o Velho Continente esconde dezenas de segredos por traz de seus diferentes climas.  

Quem pensa que a Europa é um continente frio, com chuva e dias encobertos durante todo o ano, está errado. De geleiras que não derretem, até praias paradisíacas e regiões semiáridas, os países espalhados pelo Velho Continente têm muito mais a oferecer para os viajantes.

Com exceção dos Alpes suíços, a parte da Europa central que engloba França, Alemanha, Holanda, norte da Espanha e até Inglaterra, tem um tempo agradável na maior parte do ano, ótimo para visitação. As temperaturas em grande parte das capitais permanecem amenas durante o outono e a primavera e no verão, podem chegar aos 30ºC. Mas atenção, no inverno, o frio é intenso e bate fácil a marca dos -10ºC.


A região próxima ao Mar Mediterrâneo tem como principais características os secos e quentes verões, contrastando com os invernos úmidos e instáveis. A área marcada por essas condições começa no sul da Espanha e se estende pela charmosa Riviera Francesa, Itália e Grécia, envolvendo suas famosas ilhas. As temperaturas perto da costa variam entre 30ºC no verão, clima ideal para quem quiser aproveitar uma das paradisíacas praias da região, e 2ºC no pico do inverno, onde a paisagem continua a encantar os olhos.


Para os amantes de frio, a península Escandinava é a região perfeita. Nos países nórdicos, as estações mais quentes não ultrapassam os 20ºC, enquanto na parte fria mais do ano, de dezembro a março, podem chegar aos -30ºC, isso sem contar as tempestades de neve. O clima permanece dessa forma em todos os três países da região: Noruega, Suécia e Finlândia.


A oculta beleza do Leste Europeu completa a oferta diversificada de clima da região, com chuvas que se concentram no verão e temperaturas que podem chegar a 35ºC. Porém, no inverno, os termômetros podem cair aos -5ºC e a chuva vir com menos intensidade.

PACOTES DE VIAGEM