Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

10 belas cidades para visitar na primavera

por Redação

Dias mais quentes e com muito verde pelas ruas. São algumas das características da primavera, estação das flores que pode ser aproveitada com várias opções de atividades ao ar livre.

Conhecida como “Cidade das Flores”, Holambra, no interior de São Paulo, é o destino perfeito para quem quer aproveitar a primavera no país. Em setembro acontece a “ExpoFlora”, maior exposição de flores e plantas da América Latina. Entre as atrações do evento há a “Chuva de Pétalas”, que usa 150 quilos de rosas. De acordo com a tradição holandesa, a pessoa que pegar uma das pétalas ainda no ar terá seus desejos realizados.


Também no interior de São Paulo está Cunha, localizada na serra, entre o Vale do Paraíba e o litoral de São Paulo. Considerada a cidade da cerâmica, o local também chama atenção pelo campo de lavanda. Atualmente são 25 mil pés plantados e cerca de 10 mil em floração. A inspiração para o lavandário são os campos de Provença na França. Além da vista, os visitantes contam com uma loja onde podem comprar fragrâncias, sabonetes, velas e até experimentar o bolo de lavanda com pinhão!


Há duas horas da capital paulista está Campos do Jordão, que também é muito frequentada na estação das flores, já que é nesta época do ano que acontece o Amantikir Garden ou “Jardins que Falam” e é justamente nesse período que as mais de 800 espécies de flores e plantas de todo o mundo desabrocham e embelezamo local. Os 22 jardins presentes na cidade ficam abertos de quinta a terça-feira.


Localizado a 172 quilômetros de São Paulo, Santo Antônio do Pinhal é o município ideal para quem quer relaxar e aproveitar a natureza, ainda mais na primavera. A cidade, que é uma das referências no plantio de orquídeas, conta com diversos passeios, a dois ou para quem esta viajando sozinho. O Jardim dos Pinhais Ecco Parque é um dos primeiros parques temáticos do país e na primavera fica ainda mais belo com a floração das plantas. A cidade ainda conta com outros oito jardins e um orquidário.


Ainda no interior paulista, Atibaia é responsável por 23% de toda a produção nacional de flores. A cidade, que conserva um ar interiorano, fica ainda mais florida na primavera. Há mais de 30 anos acontece em Atibaia a “Festa das Flores e dos Morangos” durante o mês de setembro. O evento acontece no Parque Municipal Edmundo Zanoni, que abriga um jardim japonês e uma extensa área verde. Todos os anos a decoração da festa muda e são feitos diversos arranjos com flores que imitam importantes monumentos arquitetônicos.


A cidade de Joinville está entre as principais produtoras de flores e plantas ornamentais de Santa Catarina. A cada dois anos, o município organiza a chamada “Festa das Flores”, evento com mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas expostos. Desde 2009, o encontro é considerado Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado.


Próxima à região está Curitiba, cidade que se destaca na primavera graças aos quase 30 parques e bosques que dão novas cores à capital paranaense. Um dos destaques é o Jardim Botânico, criado em 1991 e um dos lugares turísticos mais visitados da cidade. O espaço inaugurou em 2008 o Jardim das Sensações, que permite o contato direto com as plantas e busca despertar experiências sensoriais nos visitantes.


Ainda na região Sul, Gramado é um ótimo destino na primavera, principalmente por seu clima ameno. Além do colorido das flores nas ruas, o “Lago Negro” é praticamente parada obrigatória no roteiro de viagem quando se está em Gramado. Inicialmente o local se chamava “Vale do Bom Retiro”, mas um incêndio destruiu a mata da região e só em 1953 o lago foi reconstruído e suas margens foram decoradas com árvores importadas da Floresta Negra alemã, dando origem ao nome do local. Com águas profundas e um caminho de saibro que contorna o lago, a maior atração do local são os pedalinhos.


Acerca de 40 minutos de Gramado, Nova Petrópolis é considerada uma das rotas românticas do Rio Grande do Sul, mas, além disso, a cidade faz parte da “Região das Hortênsias”. E todos os anos, em outubro, acontece o “Frühlingsfest”, ou “Festival da Primavera”, que tem como objetivo dar continuidade à arte de cultivar flores e jardins. Durante o festival ocorrem concursos, workshops e até mesmo exposições gastronômicas, onde os visitantes podem degustar flores comestíveis.


Apesar de ser conhecida mundialmente por conta do carnaval e suas praias, o Rio de Janeiro é um excelente destino de viagem na primavera. A cidade conta com vários parques e reservas ecológicas. Como é o caso do Parque Nacional da Tijuca que é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera. Além disso, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é o mais antigo do país, conta com mais de 6,5 mil espécies, algumas inclusive em extinção. Vale a visita!

 

PACOTES DE VIAGEM