Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

As maravilhosas dunas do Brasil

por Redação

O Brasil tem mais de 15 lugares diferentes para conhecer esses verdadeiros mares de areia e desfrutar de uma variedade de passeios que vão deixar sua viagem ainda melhor.

 

A variedade do território brasileiro já é muito famosa e conhecida por todos. Porém, muitas pessoas ainda pensam que é preciso atravessar o oceano para se deparar com dunas que marcam a paisagem. 

Lençóis Maranhenses

Um dos mais famosos e badalados parques de dunas ao redor do mundo, os Lençóis Maranhenses apresentam areia fina e lagos que se formam no vale das dunas (também chamados de slack) na temporada de chuvas (Janeiro – Julho). Os 500 mil turistas que visitam o lugar anualmente podem escolher entre uma série de atividades, desde passeios de avião até trilhas a pé. A média de temperatura é de 26°C e nas cidades próximas à reserva o clima é úmido e muito quente o ano inteiro.


Jericoacoara

Ainda no Nordeste, a belíssima paisagem de Jericoacoara, no Ceará, encanta os turistas. O contraste entre as dunas, os lagos, as formações rochosas e o mar cria um cenário natural quase surreal. O clima é muito quente o ano inteiro, e a as chuvas ocorrem entre janeiro e julho na região. Um dos cartões postais é a Pedra Furada, uma rocha com formato de arco, que atrai pela beleza e formato único.


Dunas de Genipabu

A apenas 20 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, as Dunas de Genipabu são marcadas pelos lagos de água doce e azul. Isso sem contar a disposição das montanhas de areia, que em função do vento, nunca são as mesmas. Um fato histórico que marca a região é que o plano de invasão dos EUA no Brasil, caso os dois declarassem guerra, começava pela Praia de Genipabu. O clima é quente e úmido na maior parte do ano, com temperaturas médias variando de 24ºC a 27°C. Um passeio característico da região é o de dromedários, muito similar ao passeio de camelos em desertos pelo mundo.


Itaúnas (ES)

Se você pensa que as dunas brasileiras são exclusivamente nordestinas, está enganado. No Sudeste, a areia nunca para de se mover no distrito de Conceição da Barra, Espírito Santo. As areias que se desprenderam da vegetação soterraram a vila antiga estabelecida ali, criando uma paisagem linda, em frente ao mar. Há uma grande amplitude térmica, com médias variando entre 16ºC a 30°C e muita chuva, com 1200 mm ao ano.


Dunas de Joaquina – Florianópolis

A região Sul do Brasil também não fica de fora quanto o assunto são as belas montanhas de areia. A praia de Joaquina, no norte da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, está cercada de dunas. Entre as diferentes atividades que podem ser praticadas nos montes, a mais comum é o sandboard, muito similar ao snowboard, trocando a neve pelas praias e desertos.

 

PACOTES DE VIAGEM