Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Melhores roteiros para ver a aurora boreal

por Redação

Fenômeno conhecido por encher o céu de cores é difícil de prever, mas alguns lugares oferecem uma visão privilegiada; Prepare-se!

Separe os casacos e inclua no seu roteiro de viagem um dos espetáculos naturais mais bonitos e admirados do mundo: a Aurora Boreal. Com um jogo de luzes que invade o céu e dá uma coloração especial ao branco da neve, o fenômeno é uma atração à parte em regiões polares e ocorre, geralmente, no inverno. Diante de um cenário de encher os olhos, quase nem dá para se lembrar das baixas temperaturas.

Abrindo o guia de viagem está a Noruega. Na região, apesar de diversos pontos de onde é possível acompanhar o fenômeno, o destaque fica para a cidade de Tromso. Situado acima do círculo polar ártico, o local tem auroras boreais frequentes, que chegam com o fim dos longos dias de verão. Por lá, o clima pode ser considerado ameno, com temperaturas que raramente ficam abaixo dos -10ºC, devido sua posição litorânea, que reduz um pouco o frio graças à corrente marítima quente do Golfo.

Ainda no país nórdico, as Ilhas de Lofoten também oferecem uma das melhores visões do planeta para assistir ao fenômeno. Em ambas, para aumentar as chances de acompanhar esse espetáculo, o ideal é programar a viagem entre 21 de setembro e 21 de março. A partir daí, é preciso muita paciência e sorte, já que as condições do clima influenciam na aparição das auroras e variam com frequência.

Também na Europa, outro destino turístico ideal é a Lapônia, na Suécia. O pequeno vilarejo de Abisko é um dos melhores pontos para se contemplar as auroras, já que na cidadela está instalada uma estação de observação. Em uma área elevada e sem interferência de luzes artificiais, a única maneira de chegar ao local é por meio de um teleférico, que dá aos visitantes uma visão completa da região. O espaço oferece ainda abrigos para os visitantes, que podem apreciar as luzes brilhando no céu até a madrugada. Mas prepare os casacos, pois as temperaturas no inverno da Lapônia podem chegar a -20°C.

Outro ótimo lugar para viajar em busca da melhor vista para as auroras boreais é a cidade de Whitehorse, em Yukon, ao norte do Canadá. A melhor época para assistir à dança de luzes é no período de novembro a maio, com temperaturas variando de -18°C a 0°C. Para assistir ao espetáculo, uma boa dica de viagem é alugar uma cabana nas montanhas da região, de onde é possível contemplar a beleza do fenômeno em sua totalidade.


Países como Islândia, Finlândia, Rússia, Escócia, Groenlândia e Alasca também são opções para anotar na caderneta se quiser ter uma experiência completa com as auroras boreais.



 

PACOTES DE VIAGEM