Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

Dicas de passeio para dias de chuva

por Redação

Quando o céu fica nublado e a chuva ameaça cair, muitos planos são adiados. Contudo, o sol não garante diversão, e a chuva não é sinônimo de tédio.

A ideia de ir ao parque, fazer uma viagem ou conhecer algum destino turístico pode até ser cancelada aos primeiros pingos d’água, mas é possível trocar qualquer uma dessas opções por várias outras atividades. Muitas das quais podem trazer experiências novas e inesperadas.

Se houver disposição para sair de casa ou do hotel, investir em lugares cobertos e fechados é a melhor alternativa, a menos que a intenção seja tomar banho de chuva, o que pode ser muito agradável em regiões quentes como no Norte e no Nordeste brasileiro. Mas, se a vontade é estar em abrigo seguro, porque não assistir a uma peça e conhecer o teatro municipal? Quem estiver próximo à Manaus, por exemplo, e fizer essa escolha, poderá contemplar um dos mais belos teatros brasileiros, o Teatro Amazonas.


Em qualquer lugar do mundo, sozinho (a) ou acompanhado (a), mergulhar em uma história vivenciada por bons atores, em meio a um cenário antigo é mais do que diversão, é cultura! Falando nisso, os fãs das sétima arte tem um prato cheio. Afinal, existe cenário mais propício do que um dia de chuva para assistir a um bom filme? Seja no cinema, ou em casa, debaixo das cobertas, fazer uma maratona de filmes inéditos, aproveitar para ver obras cinematográficas clássicas ou para colocar as séries em dia é uma atividade que proporciona conhecimento e entretenimento ao mesmo tempo. Neste caso, sortudos são os que estão próximos de São Paulo e podem dar um pulinho no antigo Cine Belas Artes, que reabriu em 2014.


Nessa mesma linha, aproveitar o tempo fechado e chuvoso para visitar bibliotecas públicas ou livrarias, que são excelentes opções para conhecer novas artes, ver pessoas diferentes, se atualizar sobre novas publicações e artistas modernos e, em seguida, aproveitar para se deliciar com cafés ou chás sob o barulho da chuva, em locais como a tradicional Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. A combinação ideal para um dia tranquilo e prazeroso.


Porém, se o objetivo é uma atividade mais agitada, a indicação são os mercados municipais. O Mercadão de São Paulo, por exemplo, é muito frequentado por turistas e costuma ter um clima bem animado, além de oferecer ótimas opções de almoços. Em Belém, o famoso Mercado Ver-o-Peso é uma verdadeira atração para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura local. Eles são, portanto, ótimas alternativas de lazer e comércio em dias de chuva.


Para se divertir com as crianças, nada como se esconder da chuva debaixo do mar e visitar o Áquário Acqua Mundo, no Guarujá (SP). O local é o maior da América do Sul e conta com 49 recintos, que possuem cerca de 180 espécies de animais, dentre eles estrelas-do-mar, pinguins e até filhotes de tubarão.


E quem estiver próximo a Gramado (RS) ou Foz do Iguaçu (PR) pode conhecer o primeiro museu de cera da América Latina. Chamado Dreamland, ele tem cerca de 20 cenários temáticos, com diversas estátuas de astros do cinema e da cultura pop.


Mas e se as férias são durante um mês chuvoso? Nesse caso, para não ficar repetindo as mesmas atividades nos 30 dias de folga, a dica de viagem é se programar e dar preferência para lugares que possuem vários atrativos, como os resorts que, mesmo perto de praias, oferecem opções de lazer em áreas fechadas, ou, quem sabe, até uma viagem de cruzeiro, onde muitos possuem cassinos e também acontecem festas e shows.

PACOTES DE VIAGEM