Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

SÃO LUÍS / MA

por Redação

Devido à sua proximidade da linha do Equador, a temperatura varia muito pouco no decorrer do ano em São Luís. A temperatura máxima média mensal fica em torno dos 30°C ao longo de todo o ano (fonte: Inmet). A estação das chuvas ocorre entre os meses de janeiro e junho e correspondem em média a 85% do acumulado de chuva anual. Entre julho e dezembro é definida a estação seca na região.

 


O que fazer:

São Luís é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1997 e também é conhecida como a capital do reggae. No bairro de Praia Grande encontra-se o Centro Histórico de São Luís, com cerca de três mil sobrados e casarões datados dos séculos 18 e 19. Além das fachadas decoradas com azulejos coloniais, os turistas também podem visitar o interior de algumas edificações como o Museu de Artes Visuais e o mercado Casa das Tulhas.

 

No Palácio dos Leões, localizado nos arredores do Centro Histórico é possível aprender um pouco mais da história da capital maranhense. A cidade foi fundada em 1612 pelos franceses, mas apenas três anos depois foram expulsos pelos portugueses que em 1620 fizeram desembarcar cerca de 200 casais de açorianos na cidade.

 

As principais praias da cidade são poluídas. Para quem quiser um banho de mar precisa se afastar do centro da cidade e ir até Calhau, Olho d’Água e Araçagui.

 

Os meses entre julho e dezembro são os melhores para se visitar a região.

 

Eventos que acontecem na cidade:

Bumba-meu-boi - Representação folclórica que une teatro, música e dança e é sinônimo de festa junina em São Luís. Acontece entre. A infinidade de cores toma conta das ruas da capital maranhense nos meses de junho e julho ao ritmo da zabumba, matraca ou orquestra. As chuvas já são menos frequentes na região, mas ainda podem acontecer com força durante o período. Para não ser pego desprevenido, confira no site da Climatempo a previsão e verifique se o guarda-chuva será um item indispensável para acompanhar os festejos!

 

Festa do Divino - É a principal festa da cidade com procissão, missa, banquetes e shows de música e dança. Acontece no mês de maio. Sua origem está provavelmente associada aos colonos açorianos e seus descendentes. Durante o mês de maio a chuva é frequente na cidade e é importante não esquecer o guarda-chuva.

 

A economia de São Luís é baseada na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, turismo e nos serviços.

PACOTES DE VIAGEM