Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

GOIÂNIA / GO

por Redação

A primavera e o verão são caracterizados pelas pancadas de chuva e o calor em Goiânia. O mês mais quente da cidade costuma ser o de setembro, com temperatura máxima média de aproximadamente 32°C. Entre outubro e março a temperatura máxima média varia entre 29°C e 30°C (fonte: Inmet).

 

Nos meses de outono e inverno as temperaturas ficam mais baixas e a umidade do ar diminui. As pancadas de chuva são raras e o acumulado médio mensal entre os meses de junho e agosto não passam de 15,0 mm. As diferenças com relação à temperatura são mais sentidas durante as noites e madrugadas. Entre os meses de junho e agosto a temperatura mínima média é igual ou inferior a 15°C. A diferença significativa da temperatura mínima média, porém a pouca variação da temperatura máxima média ao longo do ano é explicada pela falta de nuvens nos meses mais secos: durante o dia o sol brilha forte aquecendo o ar rapidamente, porém à noite todo o calor que foi armazenado é perdido rapidamente para a atmosfera devido à falta de nebulosidade.

 


O que fazer:

Na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira é possível conhecer o Monumento ás Três Raças, considerado o símbolo da cidade. Ele simboliza a miscigenação das três raças presentes no sangue do goiano: o branco, o negro e o índio. No Bosque do Buritis é possível conhecer o Monumento à Paz, uma ampulheta de cinco metros de altura que abriga terras de vários países para representar a possibilidade de união entre todos os povos. Outra obra que vale a pena a visita são os Painéis da Via Sacra com 16 km de extensão na Rodovia dos Romeiros. Para quem gosta de arte e história a recomendação é visitar o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga.

 

O Bosque dos Buritis, considerado o patrimônio paisagístico da cidade, é um ótimo lugar para respirar ar puro. O Bosque abriga três lagos artificiais e um deles abriga o maior jato d’água da América do Sul. No Parque Ecológico de Goiânia é possível visitar a cachoeira dos macacos, um teatro de arena e um sítio arqueológico da tribo dos índios caiapós com cerca de 1500 anos.

 

O artesanato e também a culinária local podem ser apreciados na Feira da Lua, na Feira Hippie e na feira Cora Coralina.


As chuvas mais intensas nas tardes durante a primavera e o verão podem estragar o passeio no fim do dia, mas ainda é possível aproveitar bastante da cidade entre o período da manhã e o início da tarde. No inverno a preocupação é com a baixa umidade do ar que pode incomodar bastante se não tiver uma garrafa d’água sempre à mão.

 

Eventos que acontecem na cidade:

As principais atrações de Goiânia são as feiras. A feira Hippie é a maior feita à céu aberto no Brasil e é realizada todos os domingos desde a década de 1970 e possui mais de seis mil de expositores. A Feira da Lua foi criada em 1933 e ocorre todos os sábados com cerca de dez mil visitantes. Para conferir com que roupa ir e o que levar é só conferir a previsão para a capital goiana no site da Climatempo.

 

Goiânia tem sua economia caracterizada pela predominância do setor terciário o qual concentra 80% da economia do município, com destaque para a saúde,atividades imobiliárias e administração pública.

 

 

PACOTES DE VIAGEM