Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

CLIMA DE VIAGEM

publicidade

CORUMBÁ / MS

por Redação

Os meses de primavera e verão são caracterizados por tardes quentes e pancadas de chuva associadas ao tempo abafado. A temperatura máxima média entre os meses de setembro a março varia entre 30°C e 33°C (fonte: Inmet) e cerca de 80% da precipitação anual ocorre no decorrer desses meses.

A partir de abril as chuvas já começam a ser mais escassas e o predomínio nos meses de outono e inverno é de tempo seco. A temperatura fica mais amena durante essas estações do ano.


O que fazer:

Corumbá é conhecida como a capital do Pantanal por ser a principal zona urbana do território pantaneiro e também por abrigar cerca de 60% da mesma região. A grande variedade e beleza da flora e da fauna pantaneira tornam a região um dos melhores locais do Brasil para se observar a vida selvagem. O melhor período para essa visita seria entre os meses de maio e agosto, quando as temperaturas estão mais amenas e, devido à falta de chuvas constantes, o nível da água fica mais baixo e facilita a locomoção na região.


Corumbá também oferece a opção de museus onde é possível aprender um pouco mais sobre a vida pantaneira como o Memorial do Homem Pantaneiro, O Museu de História do Pantanal e o Museu do Pantanal. Nestes museus é possível observar peças arqueológicas e aprender um pouco mais da cultura da região.


Eventos que acontecem na cidade:

Carnaval - Escolas de Samba, Blocos, bailes populares e os tradicionais cordões carnavalescos agitam Corumbá durante o período de Carnaval entre fevereiro e março. Durante o período do ano em que a festa costuma a acontecer o calor e as pancadas de chuva são marcantes na região. A capa de chuva e o protetor solar são itens indispensáveis nesta época do ano.

Festival América do Sul - Artes plásticas, literatura, cinema, dança, teatro e música reunidos em um só festival. Geralmente ocorre entre os meses de abril e maio, mas pode ter a data alterada pela organização do evento, mas sempre dando preferência para os meses com menos chuvas na região.

A economia de Corumbá é bastante diversificada onde se destacam as atividades de mineração, pesca e turismo, comércio e serviços e agropecuária.

 

PACOTES DE VIAGEM